Estudantes de medicina realizam rastreios cardiovasculares em Aviz e Viana do Alentejo

A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa promove, entre os dias 25 e 28 de novembro, em Avis e em Viana do Castelo, a ação de sensibilização e rastreio Med on Tour.

A iniciativa, que pretende chegar a mais de 600 pessoas e envolve cerca de quarenta voluntários, promove rastreios cardiovasculares na Praça Viana do Castelo entre sexta-feira e domingo.

A ANEM explica, em comunicado, que estes rastreios contemplam vários parâmetros de saúde como: peso; altura; IMC; perímetro abdominal; pressão arterial e glicemia capilar.

“São também avaliados o consumo tabágicos, o consumo alcoólico, os hábitos alimentares, a frequência da prática de exercício físico e a saúde mental. Posteriormente, e de acordo com os resultados obtidos, são recomendadas algumas medidas para melhorar o estado de saúde e, nos casos mais graves, os utentes são encaminhados para as urgências e referenciados para o centro de saúde”, explicam.

Os jovens estudantes de Medicina vão realizar ainda, nos dias 26 e 27 de novembro, várias formações sobre saúde mental, sexualidade, consumos, direitos humanos e suporte básico de vida em lares e instituições da Santa Casa da Misericórdia na região de Aviz e Viana do Castelo.

No dia 28 de novembro, as formações têm lugar na Escola Básica de Alcáçovas e na Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, abrangendo cerca de 400 alunos.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share This