Neuroftalmologia, Glaucoma e Cirurgia Refrativa em destaque no 65.º Congresso Português de Oftalmologia

23 de Novembro 2022

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) anunciou esta quarta-feira os principais temas em destaque do congresso que decorre entre os dias 1 e 3 de dezembro. O evento terá lugar no Convento São Francisco, em Coimbra.

A SPO anunciou hoje, em comunicado, que o 65.º Congresso Português de Oftalmologia será marcado pelas novidades nacionais e internacionais em cirurgia refrativa, neuroftalmologia e glaucoma.

“Tal como na edição anterior, também neste Congresso escolhemos três temas principais, ao invés de apenas um. De facto, este ano decidimos apostar na cirurgia refrativa (dia 1 de dezembro), na neuroftalmologia (dia 2 de dezembro) e no glaucoma (dia 3 de dezembro), para lhes dar a mesma atenção que a retina, a inflamação ocular e a genética receberam no congresso do ano passado”, sublinha na nota Rufino Silva, atual Presidente da SPO.

O responsável explica ainda que “todas as subespecialidades da Oftalmologia e grupos da SPO estão representados no Congresso, por exemplo nos 12 cursos (com a atribuição de 5 créditos e   direcionados para as diversas subespecialidades da Oftalmologia) e nas diversas sessões de ‘update’”.

A realização de dois Fórum “Advocacy”, do Simpósio Luso-Brasileiro – em colaboração com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia e com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e do Simpósio de Retina SPO|GER  “são outros pontos altos deste 65º Congresso”.

“Apresentaremos, ainda, e no primeiro dia, os resultados do estudo efetuado pela SPO com a Universidade Católica sobre a caracterização da procura dos cuidados médicos na área da saúde ocular em Portugal”, revela o presidente da SPO que considera os “dados de grande importância para percebermos como, quando e onde é que os portugueses procuram os cuidados médicos na área da saúde ocular e para podermos planear ações futuras que permitam melhorar essa procura e a prestação dos cuidados médicos.”

Oftalmologistas do Canadá, dos Estados Unidos, França, Brasil, Espanha e Reino Unido, juntam-se assim aos colegas portugueses para partilharem conhecimentos e experiências profissionais.

O 65º Congresso será ainda palco da eleição da nova direção SPO para o biénio 2023-24.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights