84.º aniversário da Ordem dos Médicos assinalado com cerimónia de Juramento de Hipócrates

24 de Novembro 2022

Começam hoje no Porto as cerimónias de Juramento de Hipócrates deste ano, um momento solene e de alegria, partilhado com os jovens médicos e respetivas famílias. O Juramento de Hipócrates na cidade do Porto irá marcar a vida dos 599 jovens médicos presentes.

Segue-se Braga no dia 25 de novembro, no Altice Fórum Braga, com a presença de 250 jovens médicos, e Lisboa dia 26, na Aula Magna. A cidade da Covilhã acolhe o Juramento de Hipócrates no dia 3 de dezembro, na Universidade da Beira Interior, e Coimbra acolhe os novos médicos no dia 10 de dezembro, no Convento São Francisco.

“É com orgulho que irei representar esta nova geração de médicos, que se preparam para integrar o Serviço Nacional de Saúde onde tanta falta fazem. Não é menos importante conseguir reter estes médicos no SNS para que não se sintam mais valorizados no estrangeiro ou no setor privado”, destaca o bastonário da Ordem dos Médicos, numa altura em que a saúde está, novamente, a atravessar uma fase difícil pela crescente pressão da época outono-inverno.

O mais antigo Juramento profissional marca a consagração da vida dos médicos ao serviço da humanidade. Os futuros médicos juram perante os mestres e as suas famílias exercer a sua arte com consciência e dignidade e a Saúde do seu doente será a sua primeira preocupação.

A Ordem dos Médicos comemora também os 84 anos da sua criação pelo Decreto-Lei n.º 29/171 de 24 de novembro de 1938 honrando todos os médicos portugueses pelo trabalho que, todos os dias, colocam em prática para salvar vidas. Completam-se 84 anos de história na representação dos médicos, na defesa dos doentes e da qualidade da medicina, construindo um caminho de ética, dignidade, humanismo e solidariedade.

PR/OM/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights