84.º aniversário da Ordem dos Médicos assinalado com cerimónia de Juramento de Hipócrates

Começam hoje no Porto as cerimónias de Juramento de Hipócrates deste ano, um momento solene e de alegria, partilhado com os jovens médicos e respetivas famílias. O Juramento de Hipócrates na cidade do Porto irá marcar a vida dos 599 jovens médicos presentes.

Segue-se Braga no dia 25 de novembro, no Altice Fórum Braga, com a presença de 250 jovens médicos, e Lisboa dia 26, na Aula Magna. A cidade da Covilhã acolhe o Juramento de Hipócrates no dia 3 de dezembro, na Universidade da Beira Interior, e Coimbra acolhe os novos médicos no dia 10 de dezembro, no Convento São Francisco.

“É com orgulho que irei representar esta nova geração de médicos, que se preparam para integrar o Serviço Nacional de Saúde onde tanta falta fazem. Não é menos importante conseguir reter estes médicos no SNS para que não se sintam mais valorizados no estrangeiro ou no setor privado”, destaca o bastonário da Ordem dos Médicos, numa altura em que a saúde está, novamente, a atravessar uma fase difícil pela crescente pressão da época outono-inverno.

O mais antigo Juramento profissional marca a consagração da vida dos médicos ao serviço da humanidade. Os futuros médicos juram perante os mestres e as suas famílias exercer a sua arte com consciência e dignidade e a Saúde do seu doente será a sua primeira preocupação.

A Ordem dos Médicos comemora também os 84 anos da sua criação pelo Decreto-Lei n.º 29/171 de 24 de novembro de 1938 honrando todos os médicos portugueses pelo trabalho que, todos os dias, colocam em prática para salvar vidas. Completam-se 84 anos de história na representação dos médicos, na defesa dos doentes e da qualidade da medicina, construindo um caminho de ética, dignidade, humanismo e solidariedade.

PR/OM/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share This