Carlos Pereira Alves: “Sobrevive quem se adapta. O SNS também tem de se adaptar”

24 de Novembro 2022

“O mundo é feito de mudança” e, se sobrevive quem se adapta, o Serviço Nacional de Saúde “também tem de se adaptar”, disse ao HealthNews o presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), no arranque de mais um dia de congresso.

No segundo dia do 9.º Congresso Internacional dos Hospitais, que começou esta quarta-feira e terminará amanhã, Carlos Pereira Alves disse ao nosso jornal que, “nesta altura, se mudam os tempos, também têm que mudar as respostas”.

“Efetivamente, muita coisa tem mudado nos últimos tempos em relação à saúde”, e, para ilustrar essa mudança, o presidente da APDH falou-nos da procura pelo cidadão, “que aumentou”, das expectativas, “que são altas”, dos avanços do conhecimento e da ciência e do digital.

“É evidente que todos estes avanços e possibilidades têm trazido custos acrescidos. Aumento de custos e recursos limitados obrigam-nos a fazer escolhas e a ter prioridades, e obrigam-nos sobretudo a estar muito preocupados com os resultados que conseguimos [obter] em função do dinheiro que é gasto”.

Esta semana, a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar coloca estes temas em cima da mesa, tendo o seu presidente destacado também o problema da proximidade e a importância de os doentes estarem “de facto” no centro das preocupações de organização.

Atualmente, “se é verdade que muitos destes diagnósticos já estão feitos – muitos destes problemas já foram analisados e os diagnósticos feitos –, estamos numa fase de começar a tratar”, frisou o médico, recordando que o título do congresso, “Tempo de Agir”, sinaliza essa necessidade.

No próximo ano, o evento rompe fronteiras: será um congresso mundial, em outubro, organizado pela Federação Internacional dos Hospitais, a APDH, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), em Lisboa.

HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights