Nova temporada do podcast “Impulsos” com temas relevantes sobre Esclerose Múltipla

25 de Novembro 2022

A nova temporada do podcast ‘Impulsos’, um projeto lançado em 2021 pela Biogen, empresa de biotecnologia pioneira na área das Neurociências, é dirigida a doentes, cuidadores e profissionais de saúde que convivem com a Esclerose Múltipla e conta com a emissão de 4 episódios.

Este formato de conteúdos tem como objetivo juntar um conjunto de especialistas para esclarecerem algumas dúvidas e desafios vividos por quem lida com a patologia e, desta forma, partilharem algumas estratégias de gestão da doença no dia a dia.

O quinto episódio da série – o primeiro desta nova temporada – é divulgado hoje e será dedicado à “A Disfunção Sexual na Esclerose Múltipla”. Para o debate e esclarecimento de questões relacionadas com o tema, o episódio conta com o contributo da enfermeira Isabel Ribeiro e do médico urologista Sérgio Santos. A escolha do tema deve-se ao facto da disfunção sexual constituir uma preocupação constante para o doente, uma vez que a sexualidade tem um impacto em diversos aspetos do seu quotidiano, nomeadamente na sua autoconfiança e nas relações românticas.

O sexto episódio será divulgado no dia 16 de dezembro e irá focar no tema “O papel do Cuidador e das Associações de Doentes com Esclerose Múltipla”. Sendo esta uma doença crónica e degenerativa, é essencial garantir aos doentes e aos seus cuidadores todo o apoio social necessário e disponível em Portugal. Para responder a estas e outras questões, este episódio terá a participação da enfermeira Madalena Lourenço, do vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) e presidente da RD-Portugal, Paulo Gonçalves.

Para Anabela Fernandes, Diretora Geral da Biogen Portugal, “ferramentas como este podcast que temos vindo a dinamizar são uma aposta em que acreditamos que acrescentam valor ao dia a dia de quem vive com Esclerose Múltipla. O nosso compromisso para com os doentes e para com a comunidade tem de ir muito mais além da inovação que já asseguramos em áreas terapêuticas inexploradas. Sentimos que é fundamental contribuir para promover uma maior prevenção desta patologia e uma melhor gestão da mesma e é, por isso, que este podcast que lançámos em 2021 é um meio muito importante para contribuirmos com essa ajuda”.

Os primeiros episódios do podcast ‘Impulsos’  – cujos temas abordados foram a nutrição, os benefícios sociais, o coaching e a gravidez na Esclerose Múltipla – assim como estes dois episódios que constituem a nova temporada, encontram-se disponíveis nas plataformas Spotify, SoundCloud e Apple Podcast.

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica crónica que afeta o sistema nervoso central. Por ser uma patologia autoimune, esta decorre do ataque do sistema imunitário à mielina (uma camada de gordura responsável por proteger as fibras nervosas, essenciais para a transmissão de impulsos elétricos pelo sistema nervoso), através de um processo inflamatório que pode danificar ou até mesmo destruir esta camada e, consequentemente, dar origem aos sintomas neurológicos causadores de incapacidade progressiva. Esta doença surge frequentemente no jovem adulto, entre os 20 e os 40 anos de idade, afetando com maior incidência as mulheres e manifesta-se de diferentes formas em cada doente. Atualmente estão diagnosticadas cerca de 8 mil pessoas com esta patologia em Portugal, num total de mais de 2 milhões de casos no mundo.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights