Necessidade de diagnosticar a síndrome do intestino irritável pela positiva dá mote a podcast na Tonic App

27 de Novembro 2022

“Diagnosticar a Síndrome do Intestino Irritável pela positiva” é o mote do novo podcast da Tonic App, uma aplicação móvel de médicos para médicos.

Esta iniciativa, com o apoio da Alfasigma Portugal, procura entender o diagnóstico, o tratamento e a referenciação deste problema de saúde. Os episódios já se encontram todos disponíveis na aplicação, na secção de formação médica.

Os podcasts contam com a participação de Armando Peixoto, médico de gastrenterologia no Centro Universitário Hospitalar de S. João, e Andreia Carreira, médica de medicina geral e familiar e medical manager na Tonic App.

No decorrer dos episódios, os conteúdos abordados vão ao encontro do diagnóstico de uma perspetiva positiva, começando pela definição, seguindo-se a epidemiologia, abordagem diagnóstica, dieta com restrição de FODMAPs, tratamento nos cuidados de saúde primários e referenciação, sem esquecer a abordagem nos cuidados hospitalares e os mitos.

A síndrome do intestino irritável é uma condição crónica do sistema digestivo que se associa a sintomas digestivos recorrentes e com impacto no dia a dia, dos quais se destacam a dor abdominal e a alteração dos hábitos intestinais (obstipação e/ou diarreia). Estima-se que mais de um milhão de portugueses sejam afetados por este problema de saúde.

A Tonic App é uma aplicação móvel portuguesa, criada em 2016, com mais de 23.300 utilizadores portugueses, disponível também em Espanha, Itália e França. Já venceu o segundo prémio da competição de apps médicas da MEDICA e foi nomeada pela revista Forbes como uma das 60 startups lideradas por mulheres que estão “a agitar a tecnologia pelo globo”.

A Tonic App disponibiliza informação tratada de forma independente por uma equipa especializada, baseada em fontes científicas e de entidades oficiais.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights