Projeto previne e combate doença mental junto de 70 idosos

27 de Novembro 2022

Setenta idosos institucionalizados que apresentam risco de depressão e início de demência estão abrangidos pelo projeto “Zêzere +”, que disponibilizará uma equipa multidisciplinar que irá trabalhar em 10 instituições do concelho de Ferreira do Zêzere (Santarém).

Financiado pelo programa “Portugal Inovação Social” e pelo município de Ferreira do Zêzere, o projeto, coordenado pela Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Pias, “pretende fazer face a um problema de Saúde agravado pela pandemia de covid-19, no que diz respeito à prevenção e combate à doença mental, nomeadamente depressão e demência nos idosos institucionalizados no concelho”, segundo uma nota da autarquia.

A equipa, que integra uma técnica de serviço social e uma psicóloga clínica, funcionará nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia do concelho, abrangendo 10 idosos de cada instituição, salientando o município que a pandemia tornou “mais evidente” aquilo que “já era uma realidade” entre a população mais idosa.

O projeto prevê ações de intervenção psicossocial de socioterapia, terapia de resolução de problemas, musicoterapia, sessões de relaxamento e sessões de yoga, com uma sessão semanal em cada instituição.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights