Hospitais de Coimbra apostam na capacitação do cuidador informal

29 de Novembro 2022

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) desenvolveu o projeto “Cuidadores Infor+”, que visa o empoderamento dos cuidadores informais, tendo por base as boas práticas de literacia em saúde.

Em comunicado enviado à agência Luas, aquela estrutura hospitalar salientou que o projeto se foca “na melhoria contínua da sua resposta assistencial, reconhecendo o potencial da literacia em saúde na promoção da qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos”.

“Com este projeto, pretende-se responder às exigências contemporâneas e futuras de apoio ao cuidador informal, agora com maior proximidade, maior sistematização e integração de vários grupos de interesse, assumindo-o como parceiro, mas, também, alvo de cuidados”.

A aposta na capacitação do cuidador informal visa contribuir para “um melhor acesso, compreensão e uso da informação nas tomadas de decisão sobre a saúde, utilização dos recursos disponíveis, direitos e deveres e navegação no sistema de saúde”.

“Capacitar o cuidador no contexto do internamento hospitalar, no âmbito do autocuidado e da prevenção de complicações, contribui para o regresso a casa, em segurança, da pessoa cuidada”, sublinhou CHUC.

Neste projeto, a unidade hospitalar assegura diversa informação ao cuidador informal, nomeadamente sobre os direitos de que pode usufruir, os recursos comunitários disponíveis para o apoiar e as estratégias promotoras do seu bem-estar, “contribuindo, assim, para facilitar o seu desempenho, reduzir a sobrecarga e promover a satisfação”.

Os cuidadores informais capacitados nos vários serviços do CHUC “têm, agora, a possibilidade de usufruir deste espaço para acompanhamento e apoio personalizado, assegurado pelo Grupo Institucional Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde de Enfermagem, após referenciação efetuada pelos respetivos Serviços Clínicos”.

A implementação do projeto “Cuidadores Infor+” conta com a colaboração de vários parceiros institucionais e comunitários, que asseguram uma resposta integrada e promotora da continuidade de cuidados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundação BIAL: candidaturas aos apoios a projetos de investigação científica encerram a 31 de agosto

As candidaturas ao Programa de Apoios à Investigação Científica da Fundação BIAL estão abertas até ao dia 31 de agosto. Esta iniciativa destina-se a investigadores nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia, que terão a oportunidade de se candidatar a apoios financeiros que podem alcançar até 60 mil euros, sujeitando-se à avaliação dos membros do Conselho Científico da fundação.

Hospital CUF Tejo Imagiologia Cardiovascular recebe acreditação europeia

A Associação Europeia de Imagiologia Cardiovascular (EACVI) acaba de reconhecer a qualidade clínica e tecnológica do serviço de Imagiologia do Hospital CUF Tejo, atestando-o como referência na realização de ressonância magnética cardíaca, com especialização em ressonância magnética com stress. 

Unidade de Queimados da ULS de Coimbra celebra 35 anos

A Unidade de Queimados da ULS de Coimbra – a única em Portugal certificada pela European Burns Association (EBA) e uma das menos de trinta certificadas em toda a Europa como centro de queimados de alto nível – atende entre 150 a 200 doentes por ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights