Transmissão do coronavírus diminui e média diária de casos estável

1 de Dezembro 2022

O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus que provoca a covid-19 baixou para os 0,94 em Portugal e a média de casos diários de infeção manteve-se estável, indicou o Instituto Ricardo Jorge (INSA).

O relatório semanal do INSA sobre a evolução da covid-19 avança que a média do Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – baixou dos 1,00 para os 0,94 nível nacional.

O Algarve, com um Rt de 1,02, os Açores (1,22) e a Madeira (1,12) são as únicas regiões que apresentam este indicador acima do limiar de 1,00, avançam os dados agora divulgados.

Segundo o relatório, o Norte regista um Rt de 0,91, o Centro de 0,93, Lisboa e Vale do Tejo de 0,95 e o Alentejo de 0,93.

O documento refere também que a média de casos a cinco dias se manteve sem grandes alterações em relação ao período anterior, passando das 749 para as 753 infeções diárias em Portugal.

O INSA recorda que, com o fim da situação de alerta em 30 de setembro em Portugal continental, e com a consequente redução da testagem à covid-19, “se verificou uma descida acentuada do Rt até aos 0,63 em 06 de outubro”, um valor que reconheceu que podia não corresponder a um decréscimo real.

Desde 02 de março de 2020, quando foram notificados os primeiros casos, até 25 de novembro, Portugal registou um total de 5.545.266 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a doença covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights