OM do Centro acolhe jovens Médicos em cerimónia solene na Covilhã

3 de Dezembro 2022

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) promove este sábado duas cerimónias de Juramento de Hipócrates na Covilhã, seguindo-se a de Coimbra no dia 10 de dezembro.

Este sábado, a cerimónia do Juramento de Hipócrates terá lugar, a partir das 14h30, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, estando presentes o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e os Presidente das Secções Regionais da Ordem dos Médicos, entre outros representantes da comunidade médica e científica.

Carlos Cortes, presidente da SRCOM, é o anfitrião destas cerimónias de profundo significado na vida profissional dos médicos e, no âmbito da qual, a Oração de Sapiência será proferida por Ernesto Rocha, presidente do Conselho Sub-regional de Castelo Branco da Ordem dos Médicos e diretor do Serviço de Nefrologia do Hospital Amato Lusitano (Unidade Local de Saúde de Castelo Branco), serviço que é considerado uma referência ao nível das unidades hospitalares. A cerimónia será conduzida pela médica interna de Medicina Geral e Familiar e antiga aluna de Medicina da UBI, Inês Garcia Moreira.

“Neste momento simbólico em que os novos médicos juram solenemente defender e pôr em prática o respeito pela vida, e que marca também o início da sua atividade profissional, a Ordem dos Médicos, instituição que recentemente completou 84 anos, continuará a ser o baluarte da defesa da Medicina, dos Doentes e da Saúde”, sublinha o presidente da SRCOM.

O Juramento de Hipócrates simboliza a profissionalização de jovens médicos que, neste dia, recebem as respetivas cédulas profissionais.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Miguel Quintas Neves: “Sou um apaixonado pela neurorradiologia em todas as suas manifestações”

Miguel Quintas Neves, neurorradiologista do Hospital de Braga, foi o primeiro português distinguido pela Sociedade Europeia de Neurorradiologia com o prémio de melhor trabalho científico do ano, entregue no passado dia 21 de setembro em Viena de Áustria. Em entrevista ao HealthNews, o médico explicou em que consiste o trabalho vencedor, sobre tauopatia primária relacionada com a idade (PART), falou-nos da paixão pela neurorradiologia, “em todas as suas manifestações”, e criticou a falta de investimento em investigação em Portugal.

Siemens Healthineers: “Já estamos bem na frente em termos de tecnologia, procedimentos, imagem e baixa dose de radiação”

O HealthNews viajou até ao coração da Siemens Healthineers para saber mais sobre a atual tecnologia ao serviço da saúde. “Tem ainda muita coisa para vir no futuro, (…) mas hoje nós já estamos bem na frente em termos de tecnologia, procedimentos, imagem e baixa dose de radiação”, disse Frederico Pasquarelli, Head of Advanced Therapies para o sul da Europa.

A insustentável mentira AME(N), Marta

Isabel Santiago
Professora Auxiliar Convidada e Investigadora em Comunicação em Saúde, IMPSP – Faculdade de Medicina, ULisboa

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights