DGAV pede reforço de medidas contra peste suína após foco na Chéquia

8 de Dezembro 2022

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) pediu hoje aos produtores, comerciantes e médicos que reforcem as medidas de prevenção contra a peste suína, após ter sido confirmado um foco na Chéquia.

“A situação epidemiológica da Peste Suína Africana (PSA) na Europa continua a agravar-se, tendo sido já identificado um novo foco na Chéquia”, lê-se numa nota hoje divulgada pela DGAV.

Este ano já foram identificados na União Europeia (UE) 6.779 focos de PSA em javalis e 512 em suínos domésticos.

Assim, a DGAV pediu aos produtores, comerciantes, industriais, transportadores, caçadores e médicos veterinários que reforcem as medidas preventivas.

Entre estas encontram-se a proibição de alimentação de suínos com lavaduras e com restos de cozinha e mesa, não deixar restos de comida acessíveis aos javalis e o encaminhamento e destruição dos subprodutos animais.

Por outro lado, devem ser aplicadas medidas de biossegurança nos transportes, sobretudo no que diz respeito à limpeza dos veículos.

Em 02 de dezembro, as autoridades da Chéquia comunicaram um foco de peste suína num javali, morto por atropelamento em Liberec, perto da fronteira com a Polónia, mais de quatro anos depois de o país ter recuperado o estatuto de Estado-membro livre da PSA.

Países como Itália, Bulgária, Eslováquia, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Estónia ou Hungria continuam a reportar casos de infeção.

A PSA continua também presente em países como a Federação Russa, Moldávia, Macedónia do Norte, República da Sérvia e Ucrânia.

Na Ásia, a peste suína continua a disseminar-se pela China, Mongólia, Hong-Kong, Vietname, Camboja, Coreia do Norte, Laos, Myanmar, Filipinas, Coreia do Sul, Timor-Leste, Indonésia, índia, Butão, Malásia e Tailândia.

Por sua vez, continuam a ser reportados focos Papua Nova Guiné (Oceânia), bem como na República Dominicana e Haiti (América).

Esta doença é endémica em África.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights