Ester Moutinho Freitas Médica especialista. Competência em gestão da saúde  Desenvolve a sua actividade no Serviço de Urgência 

Serviços de Urgência – A oportunidade de mudar o paradigma é agora

12/11/2022

Temos no País, de Norte a Sul  e ilhas, bem mais que 80 serviços de urgência dos mais variados níveis, hospitalares e não hospitalares: Serviços de urgência básica, Serviços de urgência médico-cirúrgica e Serviços de urgência polivalente,  que funcionam em rede e que dão resposta às pessoas com doença aguda grave e não grave.

Quando o medo se instala, quando as epidemias aparecem , quando não há resposta na consulta imediata pelos médicos de família ou demora na espera pela consulta de especialidade (muitas com mais de um ano de espera), o serviço de urgência é uma porta sempre aberta a todos aqueles que precisam de auxilio.

Recebe doentes psiquiátricos descompensados, tentativas de suicídio, reações anafiláticas, acidentes de viação ou outros , paragens cardíacas, arritmias graves e não graves, enfartes, AVC, descompensações cardíacas, pulmonares, gastrenterológicas, convulsões , doentes oncológicos com neutropenias febris, doentes precisando de paliação…

Quando não há resposta em mais lado nenhum, o serviço de urgência é sempre a última saída , a segurança, o aconchego,  24×7 x 365 dias ano, para todos os doentes.

A extrema importância social que apresenta não tem paralelo com a importância que os lideres políticos e a ordem dos médicos lhe tem atribuído.

Em virtude de ao longo dos anos se insistir na permanência do actual modelo, tem havido falta crónica  de médicos com competência em urgência e emergência e um subdimensionamento crónico das escalas médicas em relação ás necessidades, tornando o serviço de urgência um serviço  penoso e em elevado risco de erro médico e  atendimento não atempado de situações graves.

Ao contrário dos restantes serviços médicos hospitalares que têm um director do mesmo serviço e em que todos trabalham nesse local, a área médica do serviço de urgência tem elementos da especialidade de medicina interna, geralmente jovens,  que la trabalham 12 h por semana, habitualmente  mais concentrados nas unidades de internamento da urgência e de coordenação desta e muitos outros médicos, maioritariamente sem especialidade e internos do 1.º ano de varias especialidades médicas, que são o primeiro contacto e que observam e tratam a maioria dos doentes que lá acorrem.

Se pensarmos que estamos a tratar os piores doentes, aqueles que apresentam doença descompensada e instável , toda esta situação se torna ainda mais intolerável.

Nem vamos falar nos locais remotos, afastados de centros hospitalares,  em que o médico que assiste a urgência e emergência é mais uma vez um médico não formado em emergência.

Assustador!

E nada disto faz sentido, uma vez que a especialidade de medicina de urgência já existe há décadas, prepara médicos para esta função e está disseminada no mundo desenvolvido.

É só permitir que se implemente em Portugal!

A urgência necessita de ser um serviço profissionalizado, dedicado,  com médicos em número e capacitação ajustados á complexidade dos doentes que surge .

Não disperso em consultas e internamento.

Com um internato próprio de 5 anos,  com diferenciação séria em emergência .

Que se preocupe em corrigir os erros que persistem há anos..

Um modelo diferente.

A qualidade e segurança dos médicos e dos doentes são um imperativo. A formação de todos os médicos, também .

É preciso abordar os problemas dos SU de frente e resolvê-los de vez.

Queremos rácios de médicos e  espaços físicos ajustados ao volume de doentes que recebemos. Queremos limites neste número. Não conseguimos trabalhar em segurança, com avalanches de doentes graves.

Queremos estar á altura dos doentes que recebemos.

Queremos uma verdadeira liderança.

Não precisamos de inventar a roda.

O curriculum e internato são definidos pela associação europeia de medicina de urgência ( EUSEM) que apoia a criação desta especialidade na Europa.

É só a Assembleia de representantes da Ordem dos médicos votar SIM e começamos a inverter a situação.

Temos agora uma oportunidade de virar a página.

Coragem! Vamos lá!

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights