Medicina de Urgência: Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar lamenta “desinteresse no envolvimento de outras entidades”

12 de Dezembro 2022

A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar “nada tem a obstar em relação à criação de qualquer Especialidade Médica”, mas diz hoje que “muito se lamenta” não ter sido considerada na matéria em apreço.

A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar (SPEPH) “nada tem a obstar em relação à criação de qualquer Especialidade Médica, nomeadamente em relação às que não impactam diretamente com os cuidados médicos fora do hospital”, informa o comunicado de imprensa.

No entanto, a SPEPH lamenta não ter sido considerada na matéria em apreço, considerando-o “demostrativo de pouca transparência no processo, desinteresse no envolvimento de outras entidades, afastando claramente o debate democrático e defesa dos pacientes e dos serviços”.

Frisando que as suas preocupações em relação aos serviços médicos de urgência “têm vindo a aumentar”, a SPEPH recorda que o sucesso de um profissional de saúde no hospital “depende e muito do trabalho que é feito na rua”, e destaca a relevância da educação em paramedicina das equipas das ambulâncias, sem as quais “não há especialidade hospitalar que produza prodígios”.

“Ainda assim, importa não confundir a intervenção em situações de exceção (fora do hospital), sendo que estas se regem por Leis próprias de Proteção Civil”, sendo que o médico “é um Agente de Proteção Civil” que “irá operar sob o comando de um Comandante de Operações e Socorro”.

A SPEPH teme que o paradigma dos serviços de urgência se mantenha. Nos Serviços Médicos de Emergência (pré-hospitalar), “nada foi promovido que se afigure verdadeiramente inovador”, acrescenta o comunicado.

Por último, defende-se que o técnico de emergência médica e o paramédico “são ímpares a fazer a diferença”.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights