SPP, GRESP e Linde Saúde distinguem melhores práticas na abordagem da pessoa com SAOS

13 de Dezembro 2022

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), o Grupo de Estudos das Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e a Linde Saúde anunciam a primeira edição do Prémio “A Pneumologia e a Medicina Geral e Familiar na abordagem ao doente com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)”.

O Prémio, no valor de cinco mil euros, foi divulgado no 38.º Congresso da SPP e tem como objetivo galardoar as melhores práticas na abordagem de doentes com patologia respiratória do sono.

“Quase metade da população mundial sofre de distúrbios de sono, sendo a SAOS o distúrbio mais comum. Este Prémio pretende incentivar a colaboração entre as especialidades que mais frequentemente se deparam com a SAOS, no sentido de melhorar os cuidados prestados”, explica Mafalda van Zeller, médica pneumologista e coordenadora da Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da SPP.

Já Cláudia Vicente, médica de Medicina Geral e Familiar e coordenadora do GRESP, afirma que esta “iniciativa inédita a que o GRESP se associa visa estimular e valorizar o trabalho diário levado a cabo em torno dos doentes com SAOS, numa perspetiva multidisciplinar, tendo como foco contribuir para um serviço de qualidade prestado a estes doentes”.

“A Linde Saúde une-se à SPP e ao GRESP na criação deste Prémio, que nos parece de extrema relevância, para distinguir e incentivar as melhores práticas que visam, em primeiro lugar, os doentes. Com esta iniciativa, pretendemos reforçar o nosso compromisso de contribuir e alcançar os melhores padrões de cuidados de saúde”, refere Maria João Vitorino, diretora da Linde Saúde.

Podem concorrer médicos e/ou investigadores, individualmente ou em grupo, que se dediquem à investigação e promoção da saúde dos doentes respiratórios crónicos, particularmente no âmbito da patologia respiratória do sono. Serão valorizados projetos originais, inovadores e replicáveis, relacionados com a prestação assistencial aos doentes com patologia respiratória do sono e que reforcem a interligação entre a atividade hospitalar e os cuidados de saúde primários (boas práticas, resultados e sustentabilidade).

São elegíveis projetos ou trabalhos de âmbito nacional, incluindo regiões autónomas, realizados no período compreendido entre 01/01/2022 e 18/09/2023, em instituições públicas ou privadas, de âmbito hospitalar ou dos cuidados de saúde primários. As candidaturas devem incluir pelo menos um coautor membro da SPP e um coautor membro do GRESP, que tenham as quotizações em dia.

O prazo das candidaturas decorre até ao dia 18 de setembro de 2023 e os trabalhos concorrentes devem ser enviados para premios@sppneumologia.pt.

No 39.º Congresso da SPP, em 2023, o prémio e a menção honrosa serão entregues aos autores dos projetos distinguidos.

Pode aceder ao regulamento aqui.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights