Professor da FMUL participa na seleção do Corpo Europeu de Astronautas

17 de Dezembro 2022

O Médico Neurocirurgião Edson Oliveira, Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) integrou o processo de seleção dos novos integrantes do Corpo Europeu de Astronautas

O Médico Neurocirurgião Edson Oliveira, Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), foi convidado pela Agência Espacial Portuguesa, (Portugal Space) para integrar a delegação que participou no Council Meeting at Ministerial Level, da Agência Espacial Europeia, (ESA) no final de novembro. Esta reunião acontece a cada 3 anos e destina-se a discutir orçamentos e projetos espaciais a serem desenvolvidos. Todos os 22 países estão representados e juntos discutem o futuro da aventura espacial europeia.

Integrado num grupo de representantes de Portugal, onde estava o embaixador de Portugal em França, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Presidente da ANACOM, o Médico português explica: “fui convidado para estar na apresentação oficial dos mais recentes astronautas que vão integrar a missão europeia, porque fiz parte do processo de seleção.” Ao todo são 6 patamares altamente criteriosos, que envolvem a escolha destes homens e mulheres para a missão espacial e foi no 5º patamar que encontraram o Neurocirurgião Edson Oliveira.

“O chamado Clinical board é constituído por Médicos de todas as especialidades e cada um avalia os exames feitos na sua área”, neste caso na Neurologia. “De salientar que só passam os candidatos que reúnem consenso”. Este processo de seleção contou com 22 mil candidaturas, mas numa primeira avaliação mais de metade ficaram pelo caminho.

Os critérios para concorrer são muito apertados e, antes mesmo de chegarem à fase dos testes psicológicos, físicos ou médicos, há os critérios de formação. Os candidatos têm de ter no máximo 50 anos, terem experiência na área, tendo integrado projetos similares, e grau académico de Mestrado ou Doutoramento. Este ano foram selecionados 2 tipos de astronautas: 5 que são chamados os astronautas de carreira que vão exercer a 100 por cento e 11 astronautas de reserva que podem vir a ser recrutados em caso de necessidade. Este ano houve ainda a seleção de um parastronauta, John McFall, Médico e ex-velocista britânico, que tem um membro amputado. Homens e mulheres participaram numa percentagem renhida, que se deveu a uma campanha muito virada para atrair mulheres para a Agência Espacial Europeia.

Grupo com vários Astronautas

Edson Oliveira esteve durante 3 dias em Colónia, onde fez parte dos jurados para o novo corpo de astronautas europeu, num processo de seleção que já não acontecia desde 2010. O processo de seleção começou o ano passado e terminou no dia 23 de novembro.

Apesar de ainda não ter sido desta vez que teremos um astronauta português, embora tenha havido portugueses a concorrer e “um até ter chegado longe no processo de seleção”, Portugal faz parte desta agência e contribuiu para o seu orçamento. Este ano 100 milhões é o montante investido por Portugal na epopeia do Espaço. Este ano a equipa é constituída por 17 pessoas de países como Reino Unido, Espanha, França, Bélgica, Alemanha entre outros.

FML/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights