Editora PACTOR anuncia lançamento do “Tratado de Medicina Legal”

20 de Dezembro 2022

A editora PACTOR anunciou hoje o lançamento do primeiro “Tratado de Medicina Legal” integralmente produzido em Portugal, desenvolvido em colaboração com o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF).

“Esta nova obra reúne o saber atestado pela investigação científica e a experiência profissional de uma equipa multidisciplinar de 100 autores, com o objetivo de ajudar os peritos médicos da área da medicina legal a realizar a importante missão de reunir as evidências necessárias para o apuramento da verdade, cumprindo sempre todas as normas e preceitos legais e éticos”, de acordo com o comunicado de imprensa.

Coordenado por Francisco Corte Real, presidente do Conselho Diretivo do INMLCF, Agostinho Santos, vice-presidente do Conselho Diretivo do INMLCF e diretor da Delegação do Norte, e Laura Cainé e Eugénia Cunha, vogais do Conselho Diretivo e diretoras das Delegações Centro e Sul do INMLCF, respetivamente, o “Tratado de Medicina Legal” está estruturado em sete partes, que se dividem em 71 capítulos, onde são abordados os temas de base histórica, jurídica e ética da medicina legal e as várias temáticas associadas à área forense, nos ramos da patologia, da clínica, da toxicologia, da genética, da psiquiatria e da psicologia.

A obra contém fotografias, registos documentais ou iconográficos e outros dados que reforçam a doutrina e metodologia apresentadas, bem como um extratexto a cores que acompanha as imagens cuja observação da cor é importante.

A obra foi apresentada na cerimónia de inauguração do 20.º Congresso Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, que se realizou em Coimbra, no passado mês de novembro, presidida pela ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights