‘Cérebro’ da tentativa de rapto da governadora do Michigan sentenciado a 19 anos

29 de Dezembro 2022

Um dos acusados de planear o sequestro da governadora do Estado do Michigan, a democrata Gretchen Whitmer, foi sentenciado a mais de 19 anos de prisão, a sentença mais pesada ditada neste processo judicial.

O sentenciado é Barry Croft Jr., de 47 anos, descrito pelos procuradores como “o tipo das ideias” e o “líder espiritual” do plano para sequestrar Whitmer, que nunca foi concretizado porque a polícia federal (FBI, na sigla em Inglês) descobriu as intenções do acusado e dos cúmplices.

O Departamento de Justiça indicou em comunicado que Croft Jr. foi condenado exatamente a 19 anos e sete meses de prisão, acrescidos de cinco anos de liberdade condicional.

Na terça-feira, outro dos líderes do plano, Adam Fox, foi condenado a 16 anos de prisão, mais cinco de liberdade condicional.

Tanto Croft Jr. como Fox planearam em julho de 2020 o sequestro de Whitmer na sua casa de férias na ilha de Mackinac, no Estado do Michigan, como represália pelas políticas restrtivas que tinha adoptado para travar a pandemia do novo coronavírus.

Os dois homens chegaram alegadamente a planear a obtenção de uma bomba para atrasarem a resposta policial ao incidente, através da sua explosão em um viaduto interestadual.

A sentença de Croft Jr. acaba com o processo a nível federal, depois de pronunciadas outras seis: a de Fox, outras três – de doze, dez e sete anos – pronunciadas a meio do mês e duas outras, aplicadas a dois acusados que colaboraram com os procuradores.

A nível estadual outros cinco homens esperam ser julgados por este caso.

Este está a ser um dos casos mais mediatizados sobre terrorismo doméstico nos últimos anos, nos EUA.

Os acusados integravam uma milícia de extrema-direita, que treina os seus membros para o início de uma eventual guerra civil.

Durante os meses mais difíceis da pandemia de Covid-19, a governadora foi criticada por grupos conservadores e milícias de extrema-direita, e até pelo então Presidente, o republicano Donald Trump (2017-2021), por impor o encerramento da atividade comercial e proibir aglomerações no seu Estado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights