Plano Local de Saúde Maia/Valongo foca-se nas demências, diabetes, obesidade e AVC

30 de Dezembro 2022

O Plano Local de Saúde Maia/Valongo, que arranca em 2023 e se prolonga até 2025, vai dar “especial atenção” às demências, diabetes, obesidade e excesso de peso e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Por cada uma destas áreas de intervenção foram criados grupos de trabalho, compostos por diferentes instituições, com o objetivo de promover comportamentos saudáveis e, assim, melhorar a saúda da população, refere o documento de apresentação deste projeto, que decorreu hoje em Valongo, no distrito do Porto, e a que a Lusa teve acesso.

“Tivemos como preocupação promover a cidadania em saúde, a capacidade de os cidadãos exercerem de modo informado e responsável poder/influência sobre o seu estado de saúde e sobre o desenvolvimento do sistema e dos serviços de saúde na área de abrangência do ACES Maia Valongo, ou seja, os concelhos da Maia e de Valongo”, adianta o diretor-executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto III – Maia Valongo, Júlio Nunes, citado no documento.

No que concerne aos AVC, o plano destaca a importância de continuar a educar as pessoas a reconhecer os primeiros sintomas e de garantir uma resposta de reabilitação atempada e adequada.

Motivo pelo qual se prevê o desenvolvimento de um programa de promoção de atividade física para prevenção primária e secundária de AVC, abrangendo 4.000 pessoas com risco aumentado de AVC no final do primeiro semestre de 2025.

Além disso, o plano estima a introdução de conteúdos relativos a literacia de AVC em todos os programas de educação geral para a saúde implementados no território até o final de 2024.

Na área das demências, focando-se na necessidade da preparação para a gestão da doença não só ao nível clínico, mas também ao nível da gestão familiar, o plano prevê a publicação de um estudo multi-institucional que caracterize a epidemiologia e impacto socioeconómico desta doença no território até final de 2024.

Outro dos objetivos passa por criar um repositório digital de recursos comunitários relevantes para a demência.

Apesar de a diabetes ser frequente na população, ainda há muito desconhecimento sobre a doença e sobre como a gerir, sustenta o plano.

Por isso, nesta vertente, tenciona-se criar um programa multi-institucional de desenvolvimento de competências para a gestão da diabetes recém-diagnosticada pelos doentes e famílias, que abranja 30% dos novos diabéticos no primeiro semestre de 2025.

E, além disso, criar um programa multi-institucional de promoção da adoção de estilos de vida saudáveis para doentes diabéticos com histórico de insucesso crónico de controlo glicémico que, no final de 2025, tenha pelo menos 10% de sucesso no controlo glicémico um ano após o início da adesão ao programa.

No que respeita a obesidade e o excesso de peso, e apesar do plano reconhecer que têm vindo a ser implementadas várias iniciativas para promover uma alimentação saudável e prática de exercício físico, o grupo de trabalho estima publicar um diagnóstico anual da avaliação dos estilos de vida da população até ao final de cada ano, baseado na criação de um sistema multi-instituição para monitorização de estilos de vida.

“Assegurar que 80% dos profissionais das instituições integrantes no plano tiveram algum tipo de formação sobre estilos de vida saudável durante a sua vigência até final de 2025”, é outra das metas traçadas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights