Covid-19: Austrália vai exigir testes negativos a viajantes chineses

1 de Janeiro 2023

A Austrália anunciou hoje que vai exigir testes negativos à covid-19 aos viajantes oriundos da China, citando uma "falta de informação completa" de Pequim sobre a vaga de infeções no país.

A medida, que entra em vigor na quinta-feira, foi concebida para “proteger a Austrália do risco de potenciais novas variantes” e “a consequência da rápida evolução da situação na China”, disse o Ministro da Saúde australiano, Mark Butler.

Três anos depois de terem surgido os primeiros casos de coronavírus, em Wuhan (centro), a China pôs fim à política “zero covid”, sem aviso prévio, a 07 de dezembro.

Desde que as restrições foram levantadas, os hospitais chineses têm registado um afluxo de doentes.

“Esta medida é uma resposta à onda significativa de infeções de covid-19 na China e ao potencial para o aparecimento de variantes do vírus nesse país”, disse Butler.

“Felizmente, na Austrália temos acesso a vacinas e tratamentos e temos uma forte imunidade populacional”, acrescentou.

Mais de 97% dos adultos australianos receberam pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19.

A Austrália junta-se assim a vários países europeus, incluindo França e Itália, bem como aos Estados Unidos, ao Japão, ao Canadá e Marrocos, na sequência de anúncios de que vão exigir testes negativos aos passageiros oriundos da China.

Por seu lado, os Estados-membros da União Europeia vão debater uma resposta comum na quarta-feira, anunciou no sábado a Suécia, que detém a presidência semestral da UE a partir de hoje.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pedro Von Hafe: “O efeito de tirar as estatinas aos doentes que delas precisam é uma catástrofe”

O alerta é do Professor da Faculdade de Medicina do Porto e Internista do Hospital de São João. Em conversa com Jorge Polónia, professor catedrático de Medicina Interna da Faculdade de Medicina do Porto, Pedro Von Hafe fez questão de desmistificar alguns dos mitos associados à intolerância às estatinas, afirmando que o efeito nocebo é um problema que vive “todos os dias” na prática clínica. “Está provado que há uma mortalidade acrescida quando se suspende esta terapêutica”, alerta o internista. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights