Investigadores descobrem novo método que identifica o melhor tratamento para o cancro da mama

2 de Janeiro 2023

Uma equipa de investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriram um novo método que consegue prever como é que os doentes com cancro da mama vão reagir a certos tratamentos.

Um estudo realizado na Suécia apresentou resultados promissores na área do tratamento do cancro da mama. Os investigadores descobriram um método que permite verificar se o doente irá ou não beneficiar do tratamento indicado.

Os resultados contribuem para evitar efeitos adversos indesejados, ao mesmo tempo em que os custos económicos associados são reduzidos.

A pesquisa ganha um papel preponderante, pois a complexidade do cancro da mama dificulta o tratamento dos doentes. Nem todos os pacientes beneficiam dos medicamentos disponíveis no mercado.

Os autores do estudo explicam que em muitos casos não é possível dizer se um tratamento ajudará o paciente individualmente ou não, alertando, por isso, para a necessidade de encontrar melhores métodos de previsão.

O método desenvolvido pelo Instituto Karolinska é baseado no isolamento e cultivo de células tumorais e das chamadas “células de suporte” de pacientes com a doença.

A pesquisa foi financiada pela Sociedade Sueca do Cancro, pela Associação Sueca do Cancro de Mama, da Região de Estocolmo, pelos fundos de pesquisa da Radiumhemmet e pelo Conselho Sueco de Pesquisa.

NR/HN/AG/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights