As flutuações de humor impactam na confiança quando tomamos decisões?

6 de Janeiro 2023

Um estudo avaliou se as flutuações diárias de humor e variáveis relacionadas, como o stress ou o sono, estão associadas a flutuações em estados metacognitivos, como a confiança ou o vigor de resposta.

O estudo concluiu que, na população adulta saudável, as flutuações de humor não interferem com a confiança na tomada de decisões.

“Os resultados obtidos demonstraram que não há correlação significativa entre as flutuações diárias de marcadores de humor e de confiança, ou seja, o humor e variáveis associadas, como a qualidade do sono, o prazer de comer e o nível de stress, não estão consistentemente associados a marcadores de confiança implícitos. No entanto, constatou-se que os estados relacionados com o humor e a confiança flutuam em diferentes escalas de tempo, sendo que os estados relacionados com o humor exibem flutuações mais rápidas (mais de um dia ou meio dia) do que os estados relacionados com o nível de confiança (dois dias e meio)”, explica a Fundação Bial.

O artigo “Mood and implicit confidence independently fluctuate at different time scales” foi publicado em outubro de 2022 na revista científica Cognitive, Affective, & Behavioral Neuroscience. Os investigadores recorreram a uma amostra de 50 participantes, em análise em atividades da vida quotidiana por 10 dias consecutivos.

Rubén Moreno Bote, apoiado pela Fundação BIAL, considera surpreendente verificar que “as flutuações espontâneas relativas ao humor e confiança não estão associadas, como se esperava na hipótese deste estudo, mas evoluem em diferentes escalas de tempo”. Para o investigador da Universidade de Pompeu Fabra, “os resultados obtidos nesta área são importantes na medida em que podem contribuir para uma melhor compreensão dos transtornos dos estados afetivos”.

AlphaGalileo/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights