Médico Miller Guerra homenageado em Vila Flor por contributo para a Saúde

11 de Janeiro 2023

O médico transmontano Miller Guerra vai ser homenageado pelo município de Vila Flor, numa cerimónia marcada para sábado, com a presença anunciada de diferentes entidades ligadas à Saúde, entre elas o ministro Manuel Pizarro.

João Pedro Miller Pinto de Lemos Guerra nasceu neste concelho do distrito de Bragança e destacou-se a nível nacional na área da medicina, da intervenção cívica e das universidades, como apontou à Lusa o presidente da Câmara de Vila Flor, Pedro Lima.

O médico transmontano chegou a ser um dos nomes sugeridos pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) para primeiro-ministro no 25 de Abril e destacou-se pelo percurso na área da Saúde, tendo sido autor do “Relatório das Carreiras Médicas”, que, pela primeira vez sintetizou a ideia de criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Morreu com quase 81 anos, em Lisboa, em 1993, e o município de onde é natural, Vila Flor, entende que este é o “momento adequado” para lhe prestar homenagem, numa altura em que se discute os problemas da Saúde no país.

Miller Guerra foi também bastonário da Ordem dos Médicos, entidade parceira do município transmontano na organização do evento, durante o qual será oferecido aos familiares o “Diploma de Reconhecimento Mérito”.

Na cerimónia será exibido um filme biográfico da vida do homenageado, realizado por um neto, com testemunhos do antigo presidente da República, Jorge Sampaio, do antigo primeiro-ministro Pinto Balsemão e do político Guilherme Oliveira Martins.

Estão também previstas várias intervenções e uma mensagem em vídeo do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O presidente da Câmara de Vila Flor considera que esta homenagem “é o reconhecer de que pode-se nascer em Vila Flor e chegar a vulto nacional”, mas também uma oportunidade de contribuir para a discussão “muito atual” em torno do tema da Saúde.

O autarca destaca a importância de recordar “essa imagem daquele que foi esta personalidade que lutou por uma Saúde abrangente, disponível para todos”.

“Pouco conhecido do grande público, Miller Guerra foi o médico que esteve da génese do SNS. Se António Arnault foi o pai do SNS, não há dúvidas que Miller Guerra foi o avô da democratização dos serviços de saúde em Portugal”, considera o presidente da Assembleia Municipal de Vila Flor, Pedro Santos.

A homenagem envolve os vários órgãos autárquicos municipais, que adiantam que contará com a presença do ministro da Saúde, do bastonário da Ordem dos Médicos, de dirigentes executivos do SNS e outros atores do setor, além de “mais de 30 familiares” do homenageado.

“Por ter dado este importante contributo na Saúde, todos os atuais decisores e gestores públicos do SNS fizeram questão de participar na homenagem, na terra natal do médico”, salientou o presidente da Assembleia Municipal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights