Autarca de Beja pede “particular atenção” para o hospital da cidade evitar o fecho da urgência obstétrica

14 de Janeiro 2023

O presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, defendeu que seja conferida ao hospital da cidade uma “muito particular atenção”, para evitar o encerramento da urgência obstétrica e sala de partos em feriados ou períodos de férias.

A reivindicação do autarca alentejano surge numa carta enviada, na passada semana, ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e ao diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, após a urgência obstétrica e sala de partos do hospital de Beja terem encerrado no Natal e no Ano Novo, durante 24 e 48 horas, respetivamente.

“A situação de Beja tem de ser vista com muito particular atenção face a outras, devido ao imenso território que abrange e que fica sem cobertura durante estes largos períodos”, frisou esta sexta-feira Paulo Arsénio (PS), em declarações à agência Lusa.

Nesse sentido, continuou, na missiva foi pedida “uma atenção muito particular” para o hospital da cidade, para que, por ocasião de férias ou feriados, se procurem soluções “antecipadamente”.

“Ou a transferência de médicos de outros pontos do país para Beja de forma temporária ou até o recurso à contratação de estrangeiros”, para “que estas interrupções de 24 horas ou 48 horas, que têm acontecido com regularidade, não voltem a verificar-se”, sugeriu.

Nas declarações à Lusa, Paulo Arsénio argumentou ainda que, apesar de saber que a “situação no SNS não é fácil”, “não pode acontecer não haver nenhuma maternidade em funcionamento entre Évora e Faro”, como aconteceu no Ano Novo.

Entretanto, as 13 unidades existentes na zona do Grande Porto “ficaram todas em pleno funcionamento” no mesmo período, criticou.

Por isso, Paulo Arsénio defendeu que o Ministério da Saúde e a direção executiva do SNS devem “precaver com particular atenção a situação de Beja, que é a maior faixa de território continental e fica sem cobertura sempre que a maternidade do Hospital José Joaquim Fernandes encerra”.

“Foi essa a nossa chamada de atenção, porque Beja merece uma atenção muito, muito particular, pois abrange uma faixa de território imensa que fica desprotegida vastas vezes e durante períodos muitas vezes superiores a 24 horas”, concluiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Comemoração do 45.º aniversário do Dia do Serviço Nacional de Saúde assinala-se a 15 de setembro em Coimbra

No próximo dia 15 de setembro, domingo, assinala-se em Coimbra uma das datas mais importantes do nosso País: O Dia do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o ato simbólico da rega da ‘Oliveira SNS’ que cresce desde 2009 no Parque Verde do Mondego. Este ano, será interpretado o Hino comemorativo dos 45 anos do SNS, pela Orquestra Clássica do Centro e pelos três coros da Ordem dos Médicos (SRCOM, SRNOM e SRSOM).

FMUP dá as boas-vindas aos novos estudantes

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebe formalmente os novos estudantes colocados no âmbito do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, hoje dia 10 de setembro, às 11 horas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights