Médico italiano que tratou chefe da Costa Nostra investigado por cumplicidade

17 de Janeiro 2023

As autoridades italianas estão a investigar o médico que tratou o mafioso Matteo Messina Denaro, capturado na segunda-feira numa clínica de Palermo, onde recebia tratamento contra um cancro.

Segundo a agência de notícia italiana Ansa, o chefe da Cosa Nostra, máfia da Sicília, fugido à Justiça desde os anos 1990, usava a identidade de Andrea Bonafede, o nome real de um paciente do médico Alfonso Tumbarello.

O médico de 70 anos que chegou a manter um consultório em Campobello di Mazaro, perto de Messina, cidade natal de Denaro, reformou-se no passado mês de dezembro mas continuava a exercer a profissão na clínica privada.

Tumbarello é suspeito de ter trocado as identidades dos dois pacientes para proteger o chefe da cúpula da máfia da Sicília que precisava de receber tratamento médico.

Denaro foi preso na segunda-feira na clínica onde estava a ser tratado, sob identidade falsa.

As autoridades policiais realizaram, logo após a captura do chefe mafioso, buscas em casa no antigo consultório de Tumbarello.

Messina Denaro, conhecido pela alcunha “Diabolik”, nome de um vilão das histórias de banda desenhada, era o homem mais procurado de Itália.

A captura do chefe mafioso, condenado (‘in absentia’) a várias sentenças perpétuas pelos atentados da Cosa Nostra em 1993 e vários homicídios, ocorre após a intensificação das investigações levadas a cabo pelos procuradores de Palermo, Maurizio de Lucia e pelo procurador-adjunto Paolo Guido, refere a imprensa italiana.

Messina Denaro, 60 anos, deve cumprir as várias condenações pelos atentados de 1993 em Florença, Roma e Milão em que morreram, no total, 10 pessoas.

Denaro é também apontado pela justiça italiana como o “cérebro” do atentado à bomba que provocou a morte dos magistrados antimáfia em 1992 Paolo Borsellino e Giovani Falcone e a mulher, Francesca Morvillo, e ainda dos oito agentes que compunham a escolta.

A última sentença refere o papel de Messina Denaro na “estratégia dos atentados da Cosa Nostra” para pressionar o Estado, nos anos 1990 e provou a participação direta do mafioso nos atentados de 1992, reivindicados por Totò Riina, e nos ataques de 1993 ordenados por Bernado Provenzano, um outro chefe da máfia siciliana.

Após os atentados de 1993, Messina Denaro desapareceu e, após a prisão de Riina e Provenzano, considerou-se que passou a comandar a Cosa Nostra a partir de um paradeiro desconhecido.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights