Governo britânico sob pressão para reduzir espera por ambulâncias e melhorar saúde

19 de Janeiro 2023

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, prometeu reduzir os tempos de espera por ambulâncias, cujo aumento para além dos 18 minutos recomendados foi esta quarta-feira criticado pelo Partido Trabalhista, bem como outros problemas do serviço nacional de saúde.

Sunak disse que haverá financiamento adicional para aliviar a pressão nas emergências hospitalares e reforçar o atendimento a chamadas de ambulância vai permitir “melhorar os tempos das ambulância à medida que recuperarmos da pandemia e das pressões deste inverno”.

O chefe do Governo respondia ao líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, que denunciou tempos de espera superiores em várias cidades inglesas, incluindo em Plymouth, de onde Sunak é natural.

Starmer desafiou Sunak a “deixar-se de desculpas, parar de culpar os outros, parar com os jogos políticos e simplesmente diga: quando é que vai resolver estes atrasos”.

“Durante os cerca de 40 minutos que estas sessões [no Parlamento] tendem a durar, 700 pessoas vão chamar uma ambulância, duas irão declarar um ataque cardíaco, quatro um AVC. Em vez da ajuda rápida de que necessitam, muitos irão esperar e esperar e esperar”, alertou.

As críticas do líder do principal partido da oposição sobre os problemas no serviço nacional de saúde britânico coincidem com o início de dois dias de greve dos enfermeiros sobre salários e condições de trabalho.

Duas greves de 12 horas ontem e hoje vão afear cerca de 25% dos hospitais e centros de saúde em Inglaterra, resultando no cancelamento de milhares de consultas e procedimentos, embora cuidados de emergência e o tratamento do cancro estejam protegidos.

O sindicato Royal College of Nursing (RCN) pediu inicialmente um aumento de 19% para compensar a perda de poder de compra nos últimos anos agravada pela inflação mas admitiu ficar-se por metade do valor. O Governo só está disposto a pagar 5%.

“Os aumentos salariais incomportáveis significariam a redução dos cuidados aos doentes e o aumento da inflação que nos tornaria a todos mais pobres”, argumentou o ministro da Saúde, Steve Barclay, num artigo no jornal Independent.

A inflação no Reino Unido atingiu em outubro um máximo de 41 anos de 11,1%, impulsionada pelo aumento acentuado dos custos energéticos e alimentares, mas abrandou ligeiramente para 10,5% em dezembro.

Pat Cullen, secretária-geral do RCN, disse que o sindicato tinha “estendido um ramo de oliveira, de facto toda a árvore, ao governo”, urgiu a reabertura de negociações, ameaçando com novas greves em fevereiro.

Às paralisações dos enfermeiros deverão juntar-se as dos tripulantes de ambulâncias.

O governo irritou os sindicatos ao introduzir uma proposta de lei que tornará mais difícil aos trabalhadores essenciais fazer a greve ao estabelecer “níveis mínimos de segurança” para bombeiros, serviços de ambulância e caminhos-de-ferro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights