Madeira contrai empréstimo de 158 ME e assegura cofinanciamento do novo hospital

20 de Janeiro 2023

O Governo da Madeira (PSD/CDS-PP) contraiu um empréstimo de 158 milhões de euros para financiar em 50% a construção do novo Hospital Central e Universitário da região, cabendo os restantes 50% ao Estado, anunciou esta sexta-feira o executivo.

“São 158 milhões de euros com um ‘spread’ muito baixo, entre 0,2 e 0,3%, e esta contratação, com um prazo de 20 anos, com carência de cinco, neste momento é uma boa notícia, porque a região, com a credibilidade que tem em termos das suas finanças públicas, conseguiu esse empréstimo junto de um banco de investimento europeu”, disse o presidente do executivo madeirense, sem indicar o nome da instituição bancária.

Miguel Albuquerque falava no decurso de uma visita ao novo espaço de reabilitação cardiorrespiratória do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

O governante esclareceu que o empréstimo de 158 milhões de euros corresponde à “quota-parte de cofinanciamento da região” na obra do novo Hospital Central e Universitário da Madeira, que se iniciou em 2021.

“Os outros 50% são da parte do Estado e estão garantidos, a construção e os equipamentos, como o senhor primeiro-ministro [o socialista António Costa] disse”, afirmou.

A nova unidade hospitalar, localizada na freguesia de São Martinho, no Funchal, abrange uma área de 172 mil metros quadrados e terá 607 camas, sendo 79 de cuidados intensivos e 503 destinadas a internamento geral, um parque de estacionamento com capacidade para quase 1.200 automóveis e um heliporto.

O Hospital Central e Universitário da Madeira disporá também de um hospital de dia oncológico pediátrico.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights