Politécnico de Leiria monitoriza exercício de doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

20 de Janeiro 2023

O Politécnico de Leiria está a desenvolver uma plataforma digital que visa promover a atividade física no dia-a-dia de pessoas que sofrem de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), numa parceria entre a saúde e a informática.

Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o projeto ‘OnTRACK’ envolve investigadores do ciTechCare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde e do CIIC – Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Politécnico de Leiria, num projeto de investigação com a copromoção da Universidade de Aveiro, em parceria com profissionais de saúde do Hospital de Santo André, do Centro Hospitalar de Leiria, Unidade de Saúde Familiar de Santiago, em Leiria, Centro Hospitalar Baixo Vouga, Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte e do Hospital Distrital da Figueira da Foz.

“Recrutámos estes serviços de saúde para termos uma maior abrangência e perspetivas diferentes, o que nos dá informação, por exemplo, acerca do estilo de vida das pessoas de diferentes localidades”, explicou à agência Lusa a investigadora no ciTechCare e docente na Escola Superior de Saúde, Joana Cruz, que lidera o projeto.

Segundo a investigadora, o projeto “surgiu da necessidade de melhorar a atividade física das pessoas com DPOC, que provoca, cada vez mais, um impacto na qualidade de vida e no consumo de cuidados em saúde não planeados”.

“Sabe-se que as pessoas não devem estar paradas, devem estar controladas, mas deve haver a promoção de um estilo de vida mais ativo e saudável”, afirmou, ao referir que, para tal, é necessária uma orientação e monitorização por parte dos profissionais de saúde.

A plataforma pretende estabelecer a comunicação entre o profissional de saúde e o doente e é constituída por duas aplicações: uma ‘web’, onde os profissionais de saúde definem o objetivo para o doente e conseguem monitorizar a atividade prescrita, e uma aplicação móvel para o doente, que consegue verificar o seu desempenho e confirmar se está a cumprir os objetivos definidos pelo profissional de saúde.

Nesta aplicação será possível avaliar, por exemplo, o número de passos dados.

“Para já, estamos centrados em métricas simples. É fácil para os doentes perceberem e para nós recolhermos a informação, de forma fidedigna”, adiantou Joana Cruz, admitindo que o projeto poderá vir a dar dados como a duração da atividade física de intensidade moderada a vigorosa, a medição da frequência cardíaca e da saturação periférica de oxigénio.

“Temos de ter sempre a certeza de que a informação é fidedigna”, sublinhou.

O investigador do CIIC José Bregieiro considerou que esta parceria “é colocar a tecnologia ao serviço da saúde e da comunidade”.

Segundo explicou, esta aplicação permitirá ainda “enviar um conjunto de informações para o profissional de saúde, que as poderá consultar na plataforma web e ajustar a atividade física à necessidade do utilizador”.

Joana Cruz destacou como um dos aspetos inovadores do projeto a criação da plataforma à medida dos seus utilizadores.

“Ouvimos os profissionais de saúde e os doentes durante a fase de desenvolvimento da plataforma OnTRACK e tentámos desenhá-la de acordo com as suas necessidades e preferências, o que poderá facilitar a adesão”.

Já foram realizados alguns testes de usabilidade e o “projeto está em fase de aperfeiçoamento e manutenção da plataforma digital”, para que seja depois implementado num estudo de viabilidade, e posteriormente num estudo randomizado e controlado para avaliar a sua eficácia na melhoria dos níveis de atividade física das pessoas com DPOC”, informou Joana Cruz.

José Bregieiro afirmou que os engenheiros ligados às tecnologias estão à “procura de novas estratégias para promover o envolvimento dos utilizadores na atividade física, como sejam a gamificação ou a utilização da inteligência artificial”.

O projeto pode ainda contemplar a “utilização de agentes computacionais para motivar os utilizadores, uma interação com o dispositivo móvel e a criação de estações de exercício físico virtuais, através de realidade aumentada, onde há validação automática dos exercícios”, acrescentou o investigador.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights