Doentes querem ser ouvidos sobre as políticas de saúde

Associações realizam esta quinta-feira um debate a necessidade de ouvir os doentes sobre as políticas de saúde. A iniciativa é promovida pela Plataforma Saúde em Diálogo em parceria com a Novartis.

Esta primeira sessão do Fórum ‘’Saber mais para Apoiar Melhor’’ visa discutir a forma como as associações de doentes podem fazer a diferença nas políticas de saúde.

De acordo com a responsável, Maria do Rosário Zincke “os doentes e utentes de saúde, que conhecem verdadeiramente a realidade, têm, cada vez mais, uma palavra a dizer ao nível das políticas de saúde. Queremos ser ouvidos na tomada de decisão e encontrar caminhos que permitam soluções mais eficientes”.

A implementação efetiva de um registo único de dados de saúde será um outro tema abordado na sessão. Segundo os especialistas, o sistema único “facilita a circulação dos cidadãos entre as unidades de saúde e os vários níveis de cuidados”, ao mesmo tempo que “otimiza a jornada do utente que, em todo o percurso, vê registada a informação essencial pelos diferentes profissionais de saúde, evitando lapsos e redundâncias”.

O Fórum “Saber mais para Apoiar Melhor” pretende afirmar-se como um espaço de discussão e reflexão sobre temas prioritários da agenda da saúde dos cidadãos, com a participação das associações de pessoas que vivem com doença, decisores políticos e outros stakeholders da área da saúde.

O encontro terá lugar no Auditório da Associação Nacional das Farmácias, em Lisboa

PR/HN/VC

1 Comment

  1. Francisco Botelho Moniz

    Parece-me ser um assunto da maior importância e que, por isso, deverá ser objecto de um debate alargado e daí, estar interessado, se puder, em assistir aos debates em questão.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share This