Alternativa Sustentável de Moreira da Silva terá primeira iniciativa sobre saúde e demografia

26 de Janeiro 2023

O antigo vice-presidente do PSD Jorge Moreira da Silva lança na próxima semana em Lisboa a primeira conferência no âmbito do novo projeto Alternativa Sustentável, que vai estar centrada na saúde, desigualdades e demografia.

A conferência, segundo partilhou na rede social Twitter, vai realizar-se em 02 de fevereiro, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, e terá como tema “Proteger a saúde, combater as desigualdades e enfrentar a crise demográfica”.

Entre os oradores, além de Moreira da Silva, na qualidade de presidente do ‘think tank’ Plataforma para o Crescimento Sustentável, estão nomes como o ex-ministro da Economia Augusto Mateus, o professor universitário e antigo coordenador do Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD para a área do trabalho e da segurança social Jorge Bravo, a doutorada em Sociologia da Família Dália Costa ou o médico e ex-secretário de Estado Adjunto da Saúde (e ministro do setor no curto XX Governo Constitucional liderado por Passos Coelho) Fernando Leal da Costa.

Na sexta-feira, num artigo publicado no Expresso, Moreira da Silva – que foi o candidato derrotado nas últimas diretas do PSD contra o atual presidente Luís Montenegro – manifestou a intenção de lançar um novo projeto através da Plataforma para o Crescimento Sustentável, centrado na “responsabilidade de promover uma alternativa sustentável”.

“No âmbito do novo projeto ‘Alternativa Sustentável — Superar as Crises, Reformar as Políticas e Liderar o Crescimento Sustentável’, promoveremos, a partir do final de janeiro, uma ampla discussão pública sobre uma nova geração de políticas e de medidas capazes de posicionar Portugal, no prazo de uma década, no topo de quatro indicadores fundamentais”, explicou, no artigo.

Esses indicadores, detalhou, são o ranking do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (Portugal está hoje na 20.ª posição), o Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas (hoje na 38.ª posição), o Índice de Bem-Estar da OCDE (hoje na 31.ª posição), manifestando também a intenção de colocar Portugal “acima da média europeia no PIB per capita” (hoje o país está na 21.ª posição).

Nesse artigo do Expresso, o antigo ‘vice’ do PSD e ex-ministro do Governo de Pedro Passos Coelho traçou fortes críticas ao atual quadro político nacional.

“Perante a complexidade dos desafios globais (…) não deixa de ser confrangedor o imobilismo e a superficialidade que dominam o debate político nacional. É do fracasso na resposta a este confisco do futuro que se alimenta o populismo político e a descrença dos cidadãos, em especial dos mais jovens”, avisa.

Para Moreira da Silva, “o Governo limita-se a gerir, a comunicar e a controlar danos, não lançando nem executando reformas de fundo”.

“Os partidos da oposição não arriscam a apresentação de alternativas e limitam-se a um registo de combate. Uns e outros limitam-se a aguardar pelas próximas eleições, ou pela melhoria da conjuntura internacional (…) Uns e outros desistiram de discutir, propor, negociar e executar as reformas políticas capazes de enfrentar os obstáculos estruturais que há décadas nos impedem de crescer de forma sustentável”, aponta.

O antigo dirigente social-democrata defende que, “neste tempo de crise social, económica e ambiental e de falta de confiança nos políticos e nas instituições a discussão política não se pode resumir aos partidos”, justificando este novo projeto da associação cívica que fundou em 2011 e que elaborou no ano seguinte um relatório designado “Uma Visão Pós-Troika”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights