Lançada primeira pedra de novo edifício de pediatria no maior hospital timorense

27 de Janeiro 2023

 O primeiro-ministro timorense considerou histórico o projeto de construção do novo edifício de pediatria e de cuidados intensivos do Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV), cuja primeira pedra foi lançada quinta-feira.

“Esta é uma iniciativa importante, histórica, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, no quadro da sua visão de futuro e que integra o Plano Mestre do HNGV e Hospital de Lahane”, disse Taur Matan Ruak na cerimónia que decorreu em Díli.

“É um passo fundamental para modernizar as nossas infraestruturas de saúde”, sublinhou, referindo que as condições do hospital continuam a não ser as adequadas nem para pacientes nem para os profissionais de saúde que ali trabalham.

A obra, que tem um prazo de construção de dois anos e um custo total de 9,34 milhões de dólares (8,6 milhões de euros), foi adjudicada à China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC), vencedora de um concurso público internacional.

Taur Matan Ruak disse que quando assumiu funções não concordou com a proposta inicial de desenho do novo edifício, tendo solicitado alterações antes do lançamento do concurso, concluídas a tempo de que a obra arranque ainda antes do final do mandato do atual executivo.

Odete Belo, ministra da Saúde, explicou que o novo espaço terá 327 camas e entre 80 e 160 profissionais de saúde.

Recorde-se que em abril de 2022 o Conselho de Ministros aprovou a abertura do concurso público internacional para a obra, antecipando um período de construção de dois anos, mais um de garantia dos defeitos.

Foram recebidas seis propostas, com a Agência de Desenvolvimento Nacional (ADN) a adjudicar a obra à China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC), com um orçamento total de 9,34 milhões de dólares.

O contrato foi assinado a 09 de novembro entre a CCECC e o Ministério da Saúde, com a empresa a tomar posse do espaço a 16 de janeiro deste ano.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights