Marcelo apela a todos os portugueses para que homenageiem vítimas do Holocausto

27 de Janeiro 2023

O Presidente da República apelou esta sexta-feira a todos os portugueses para que homenageiem "de forma ativa e empenhada" as vítimas do Holocausto, contribuindo para que nunca mais se repita "o hediondo manto da intolerância".

Marcelo Rebelo de Sousa faz este apelo numa mensagem publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, através da qual se associa ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que hoje se assinala.

Nesta data, o chefe de Estado “evoca com profundo pesar a memória de todos os que soçobraram perante a barbárie nazi” e considera que neste momento se assiste a uma “crescente banalização da violência”.

No seu entender, “assinalar mais um aniversário da libertação do campo de Auschwitz-Birkenau constitui um imperativo para todos os defensores dos valores da liberdade, da dignidade do ser humano e da tolerância, assumindo em 2023 particular importância face à crescente banalização da violência”.

“O Presidente da República apela a todas e todos os portugueses para que, de forma ativa e empenhada, homenageiem as vítimas do Holocausto, contribuindo assim para que o hediondo manto da intolerância nunca mais se abata sobre a Europa e o mundo”, lê-se no texto.

Em janeiro de 2020, Marcelo Rebelo de Sousa representou Portugal no 5.º Fórum Mundial do Holocausto, em Jerusalém, onde expressou “a solidariedade do povo português relativamente aos seis milhões de vítimas” do genocídio nazi.

“Nós não esquecemos, isto não se pode repetir”, afirmou na altura.

Em Israel, o Presidente da República teve a oportunidade de se encontrar com sobreviventes do Holocausto.

Nesta quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa participou no fim de uma cerimónia evocativa do Holocausto, no Cineteatro Capitólio, em Lisboa, na qual, em nome do Estado português, reiterou: “Nós não esquecemos, nunca esqueceremos o Holocausto”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Foco de poluição detetado em praia do Algarve

Um foco de poluição foi detetado no sábado na praia de Cabanas Velhas, concelho de Vila do Bispo, no Algarve, desconhecendo-se as causas na origem deste incidente, revelou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

FNAM quer “endurecer a luta” em conjunto com todo o setor

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) decidiu hoje “endurecer a luta” contra as políticas do Governo para a saúde e vai reunir-se com os sindicatos das restantes classes profissionais do setor para definir um plano com esse objetivo.

Plano Nacional de Saúde em Movimento Arranca em Leiria

No próximo dia 14 de outubro de 2024, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, será o palco de lançamento do projeto “PNS em Movimento”, uma iniciativa que visa dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030.

MAIS LIDAS

Share This