Covid-19 chamou a atenção das pessoas para a importância das infeções

30 de Janeiro 2023

O presidente do Grupo de Investigação e Desenvolvimento em Infeção e Sépsis considera que a covid-19 chamou a atenção para a questão das infeções, mas que ainda é preciso algum distanciamento para perceber o impacto no comportamento da população.

Chamando a atenção para a importância de as pessoas se responsabilizarem pela sua saúde, João Gonçalves Pereira diz que, antes da pandemia, “as pessoas tinham uma visão menos realista, sobretudo da gravidade da infeção”.

“Há 100 anos, a infeção grave era, na maioria das vezes, mortal, o que criava uma consciencialização de que era um problema sério, mas pouco havia a fazer. Com a explosão dos antibióticos e a diminuição da mortalidade associada a essas infeções (…) houve desconsciencialização”, afirma o especialista.

O responsável reconhece que as pessoas precisam de se responsabilizar mais pela sua saúde e que ainda descansam muito nos profissionais de saúde e no sistema, exemplificando: “Há familiares de doentes que ainda perguntam se ainda se morre de pneumonia”.

Um estudo nacional feito pelo Grupo de Investigação e Desenvolvimento em Infeção e Sépsis (GIS – ID), na sequência de trabalho idêntico que tinha sido feito em 2020, releva que aumentou o número de pessoas que consideram que são as infeções causadas por bactérias as que devem ser tratadas com antibióticos (42% em 2022 vs. 36% em 2020).

Os dados do inquérito, feito com o apoio do Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa, indicam ainda que as mulheres são as que mais identificam as infeções bacterianas como as que devem ser tratadas por antibióticos (60% vs. 40% dos homens).

Mais de metade (54%) dos que responderam disseram já ter tido covid-19 (provocada pelo coronavírus) e, com a doença, 9% das pessoas disse ter tomado antibiótico.

A maioria dos que revelam ter tomado antibiótico com a covid-19 tem formação ao nível do ensino secundário (33%) ou não completou o 3ºciclo (30%).

Reconhecendo que a covid-19 inverteu a tendência da falta de consciencialização para a importância das infeções e das suas consequências, o médico João Gonçalves Pereira diz que é preciso passar algum tempo e haver algum distanciamento para perceber qual foi o impacto da pandemia a este nível.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights