Projeto europeu liderado por Coimbra tem cinco milhões de euros para estudar saúde e meios aquáticos

30 de Janeiro 2023

A Universidade de Coimbra (UC) participa num projeto internacional que dispõe de cinco milhões de euros para estudar a relação entre a saúde humana e os ecossistemas aquáticos urbanos.

O Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai acolher, na quarta e na quinta-feira, a primeira reunião da iniciativa científica, financiada pelo programa Horizon Europe, envolvendo 13 parceiros de 10 países: Portugal, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Noruega e Suíça.

Designado “OneAquaHealth – Protecting Urban Aquatic Ecosystems to Promote One Health”, o projeto internacional é liderado pela portuguesa Maria João Feio, em representação da UC, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e do Laboratório Associado ARNET, informou a FCTUC em comunicado enviado à agência Lusa.

“O OneAquaHealth é um projeto ambicioso e tem como foco os desafios que a crescente urbanização global impõe à natureza, nomeadamente na sua preservação, especificamente nos ecossistemas de água doce, e na saúde humana”, explicou a investigadora.

Citada na nota, Maria João Feio adiantou que os objetivos desta investigação passam por “demonstrar como o bem-estar dos ecossistemas aquáticos está altamente interconectado com o homem, os contextos urbanos de saúde e a mitigação de surtos de doenças”.

“Com o intuito de restabelecer o equilíbrio dos ecossistemas nas cidades, este projeto irá promover a monitorização de indicadores de alerta precoce para avaliar o equilíbrio do ecossistema e fornecer aos decisores ferramentas que permitam decisões adequadas e atempadas”, referiu.

O conjunto de propostas do “OneAquaHealth”, segundo a coordenadora, abrangerá “medidas baseadas na natureza para recuperar e manter a saúde do ecossistema aquático – e, portanto, a saúde humana, animal e vegetal – em diferentes cenários, incluindo mudanças climáticas”.

O projeto será apresentado na abertura do programa, no auditório do DCV, na quarta-feira, às 09:30, numa sessão com a presença de Cláudia Cavadas, vice-reitora da UC para a Investigação, Carlos Lopes, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Pardal, diretor do DCV, e Jaime Ramos, coordenador do MARE em Coimbra.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights