Investigadores da UC desenvolvem estratégia para melhorar avaliação do risco cardiovascular

1 de Fevereiro 2023

Uma nova estratégia para melhorar a avaliação do risco cardiovascular associado a um enfarte do miocárdio foi desenvolvida por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC).

Em nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa, a UC explicou que a investigação científica se centrou em “técnicas de fusão de informação e inteligência artificial”, envolvendo um modelo de avaliação de risco – denominado GRACE, na sigla em inglês, o mais utilizado na prática clínica em Portugal aquando da admissão de doentes em contexto hospitalar – que foi atualizado, passando a incorporar novos fatores de risco, como o nível de hemoglobina.

A UC adiantou que o modelo atualmente utilizado baseia-se em oito fatores de risco registados na admissão hospitalar: “idade, frequência cardíaca, pressão arterial sistólica, creatinina, classe Killip, estado de paragem cardíaca, marcadores cardíacos elevados e desvio do segmento ST no eletrocardiograma”.

A avaliação é realizada ponderando os oito fatores, o que resulta numa pontuação que define a categoria de risco (baixo, intermédio ou alto), frisou a equipa de investigadores do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O artigo científico tem como autores Afonso Neto, aluno de doutoramento do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FCTUC, Jorge Henriques e Paulo Gil, investigadores do CISUC, e José Pedro Sousa, médico cardiologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

A universidade acrescentou que o modelo GRACE “pode ser considerado uma ferramenta de prevenção secundária, sendo habitualmente aplicado a pacientes no momento da admissão hospitalar, resultante da ocorrência de um episódio de síndrome coronária aguda (enfarte de miocárdio)”.

“O objetivo deste modelo é estimar a probabilidade de morte ou de um novo evento de enfarte de miocárdio num determinado período de tempo, geralmente no mês seguinte ou nos próximos seis meses”, vincou.

No entanto, o GRACE, segundo o investigador do CISUC, “é um modelo que apresenta algumas limitações, nomeadamente devido à utilização de um número incompleto de variáveis (fatores de risco) no cálculo do prognóstico”.

A investigação, denominada GRACE PLUS, concluiu que “existem fatores de risco não contemplados no GRACE” original, nomeadamente o nível de hemoglobina no momento de admissão do doente no hospital.

“Começámos por investigar formas de adicionar ao modelo GRACE novos fatores de risco, identificados pelo nosso parceiro clínico (CHUC), com potencial para melhorar a precisão do prognóstico, tais como a hemoglobina na admissão e marcadores de inflamação”, contextualizou Jorge Henriques, investigador do CISUC.

“Para manter a interpretabilidade do novo modelo e, por consequência, a sua confiança, percecionada pela equipa clínica, foi definido como requisito adicional manter a forma como na prática clínica o GRACE é utilizado, sendo este sujeito a um fator de correção, considerando a contribuição de novos fatores de risco, daí a justificação de GRACE PLUS”, precisou Jorge Henriques.

A ferramenta agora desenvolvida permite “melhorar a avaliação do risco cardiovascular e, dessa forma, proporcionar um suporte mais fundamentado à decisão clínica em contexto real sem, no entanto, alterar a forma como essa decisão é atualmente efetuada pelos profissionais”, garantiu.

Por outro lado, esta abordagem permitiu “determinar para cada indivíduo o fator de correção ótimo a adicionar ao GRACE, tendo em conta o valor particular de hemoglobina, de forma a maximizar a precisão de estratificação determinada pelo modelo original”.

Os autores do estudo argumentaram que, para além da melhoria da caracterização do risco cardiovascular, outra das vantagens adicionais do GRACE PLUS “consiste em potenciar a aplicação de cuidados de saúde proporcionais ao real risco que o doente apresente no momento da admissão hospitalar, podendo contribuir para uma gestão efetiva de terapêuticas e de recursos humanos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights