Novo Ciclo de Conversas sobre Cancro estreia no Dia Mundial

1 de Fevereiro 2023

No Dia Mundial do Cancro (4 de fevereiro), o Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva iniciam um novo ciclo de conversas que abordará desde a prevenção ao diagnóstico e tratamento do cancro.

Nesta primeira sessão, na Fábrica Centro Ciência Viva, será discutida a estratégia da luta contra o cancro. O evento, de entrada livre, tem início às 15h00.

A comemoração do Dia Mundial é uma iniciativa internacional que pretende unir a população mundial em torno da luta contra o cancro, através da sensibilização e da educação. O cancro é um problema de saúde pública, esperando-se que o número de novos casos e mortes venha a duplicar nas próximas décadas. Em Portugal, em 2020, contabilizaram-se mais de 60 mil novos casos e 30 mil mortes por cancro.

Uma em cada cinco pessoas desenvolve cancro e cerca de metade dos cancros podem ser evitados com alteração de comportamentos de risco. O que podemos então fazer enquanto sociedade para combater este problema de saúde pública? Há esperança na melhor deteção precoce e nos tratamentos inovadores? Como pode a investigação contribuir para a cura do cancro?

Este é o mote para o novo ciclo de conversas do projeto de literacia em saúde “Vamos aprender sobre Cancro”. Aos sábados à tarde, e em conversas informais, os especialistas convidados irão abordar diversos aspetos sobre o cancro, como prevenção, rastreio e diagnóstico, tratamento e investigação.

A primeira sessão acontece já no próximo sábado.

Mais informações estão disponíveis aqui.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministro da Saúde visita amanhã APDP para homologação de protocolo

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) recebe esta terça-feira, às 11 horas, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro. A visita surge a propósito da recente assinatura do protocolo de cooperação, renovável, com a duração de quatro anos, que garante o reconhecimento da APDP como unidade integrada no SNS.

UpHill fecha ronda de 7 milhões de euros

A UpHill, tecnológica portuguesa que desenvolve software de orquestração e automação de jornadas de cuidados, acaba de fechar uma nova ronda de investimento no valor de 7 milhões de euros e anunciou a abertura de novos escritórios em Espanha e no Reino Unido.

Católica debate a psicologia no século XXII

Estudantes, antigos alunos, investigadores, docentes e profissionais da área da psicologia, a nível nacional e internacional, vão rumar à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, entre 19 e 21 de março, para falar sobre “A Psicologia no Século XXII: Desafios e Oportunidades”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights