Bombeiros Sapadores de Braga destruíram 624 ninhos de vespa asiática em 2022

2 de Fevereiro 2023

Os Bombeiros Sapadores de Braga procederam, em 2022, à desativação de 624 ninhos de vespa velutina, estando sete por neutralizar devido à dificuldade de acesso aos mesmos, anunciou esta quarta-feira o município.

Em comunicado, o município sublinha uma taxa de execução de 98,87%, “o maior valor alcançado desde o início desta intervenção por parte dos Bombeiros Sapadores”.

No global, foram empenhados 1.248 operacionais, sendo que estas ações de controlo da espécie invasora se traduziram em mais de mil horas de atuação e foram percorridos 11.856 quilómetros dentro do concelho.

Ainda em 2022, e no âmbito do Plano Estratégico de deteção e controlo da Vespa Velutina na NUT III do Cávado, o município de Braga recebeu 225 armadilhas e 1.350 unidades de atrativo com isco alimentar, para apoiar no combate à propagação da vespa.

As armadilhas são colocadas em “locais estratégicos” do concelho, permitindo também a captura sem recurso a meios e logística pesada.

A vespa velutina é uma espécie não indígena, predadora da abelha europeia e a sua introdução involuntária na Europa ocorreu em 2004 pelo território francês, tendo a sua presença sido confirmada em Portugal em 2011.

Esta espécie distingue-se da europeia pela coloração mais escura do abdómen e pela cor amarela das patas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

APDP denuncia falhas na aplicação do direito ao esquecimento para pessoas com diabetes

No Dia Mundial da Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal alerta que a Lei do Direito ao Esquecimento não está a ser cumprida na prática. A associação recebe queixas de discriminação no acesso a seguros e crédito, defendendo que a condição clínica não pode ser um obstáculo à realização pessoal e profissional. A regulamentação da lei está em fase de auscultação pública, mas persiste o receio de que não garanta plena equidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights