Ministério aprova transição de 23 unidades de saúde familiar para modelo B

3 de Fevereiro 2023

O Ministério da Saúde aprovou a transição de 23 unidades de saúde familiar (USF) para o modelo B, 14 das quais em Lisboa e Vale do Tejo, indica um despacho publicado hoje em Diário da República.

O despacho do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, determinou a passagem a modelo B, além das 14 USF na região de Lisboa e Vale do Tejo, de sete USF no Norte, uma no Centro e uma no Alentejo.

As atuais 604 USF do Serviço Nacional de Saúde – 290 modelo A e 314 modelo B – abrangem 65% da população portuguesa, adiantou à Lusa o Ministério da Saúde, que pretende atingir uma cobertura de 80% no final da legislatura.​​​​​​​

As unidades de modelo B são constituídas por equipas de médicos, enfermeiros e secretários clínicos, que contratualizam com os respetivos Agrupamentos de Centros de Saúde a resposta a prestar a uma determinada população, que fica assim com acesso a médico e enfermeiro de família.

Os profissionais das USF deste modelo assumem uma maior responsabilização pelo acesso a cuidados de saúde e pelos resultados em saúde da população, a que corresponde um incentivo materializado num reforço da remuneração.

No despacho hoje publicado, o ministério alega que a experiência adquirida já demonstrou que o “alargamento deste modelo de organização dos cuidados primários de saúde tem contribuído para a melhoria da acessibilidade, da cobertura assistencial, da qualidade efetiva e da eficiência económica dos cuidados de saúde prestados à população”.

O despacho justifica ainda a transição destas 23 unidades com o parecer favorável da Administração Central do Sistema de Saúde às candidaturas homologadas pelas respetivas administrações regionais de saúde, “sem prejuízo da transição” de outras cinco USF até final do primeiro semestre deste ano.

No início deste ano, um despacho conjunto das Finanças e da Saúde determinou que 28 USF transitariam para modelo B até 30 de junho.

Segundo o Ministério da Saúde, até essa altura “terá também lugar um processo de revisão do modelo de pagamento pelo desempenho em vigor nestas unidades, que visa ajustar o modelo à melhoria contínua da prestação de cuidados aos utentes”.

No final de janeiro, a Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) adiantou que “tem mantido o diálogo com a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde” sobre esta matéria e que “partilha a ideia de que a generalização” do modelo B é uma das “medidas mais importantes” para a melhoria dos cuidados de saúde primários.

“Este alinhamento vai contribuir para que mais residentes em Portugal possam ter uma equipa de saúde familiar a trabalhar em condições otimizadas”, assim como para “uma melhoria da satisfação de profissionais de saúde e de utentes”, referiu a associação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights