Investigador da Universidade do Algarve edita livro sobre tiroide e Covid-19

5 de Fevereiro 2023

Marco Campinho, investigador do Algarve Biomedical Center-Research Institute (ABC-RI) da Universidade do Algarve, lançou o e-book “The Thyroid and Covid-19”, publicado pela Frontiers.

A publicação centra-se na relação entre tiroide e Covid-19 e pretende oferecer novos dados clínicos e epidemiológicos sobre o impacto da pandemia no eixo endócrino da tiroide.

Reportando que doenças como o hipotireoidismo, a tireoidite subaguda destrutiva, a tireoidite de Hashimoto, a tireoidite associada a doenças autoimunes, ou outras doenças graves, estão entre as anomalias da tiroide mais frequentemente associadas à Covid-19, o investigador levanta algumas questões: se devemos rastrear a disfunção da tiroide durante a Covid-19, se a infeção por Covid-19 é mais frequente ou mais grave em pacientes com disfunções da tiroide, se a Covid-19 pode induzir as disfunções da tiroide ou autoimunidade da tiroide, se a doença da tiroide pode afetar o prognóstico de pacientes com Covid-19, se as vacinas Covid-19 podem afetar a função da tiroide e qual a melhor forma de tratar um paciente afetado.

Tendo em conta que a tiroide é um dos órgãos com mais recetores moleculares que o vírus da Covid-19 usa para infetar as células humanas, compreender estes aspetos e o seu impacto na saúde humana é de crucial importância.

Com foco em investigações recentes sobre a interação entre tiroide e Covid-19, o e-book procura refletir sobre algumas destas questões, trazendo a público trabalhos científicos originais sobre a temática.

Mais informação disponível aqui.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights