Município e Hospital de Cantanhede criam polo do Banco de Voluntariado na saúde

7 de Fevereiro 2023

A Câmara Municipal de Cantanhede, no distrito de Coimbra, aprovou os termos de um protocolo a celebrar com o Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC) para implementar um polo do Banco de Voluntariado de Cantanhede na área da saúde.

O Banco de Voluntariado de Cantanhede foi criado em 2005 com o objetivo de fomentar ações de voluntariado em diversos domínios, afirmou hoje a Câmara Municipal de Cantanhede, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A partir de agora assume uma relevância “fulcral na área da saúde”, já que permite “não apenas promover a cidadania ativa na unidade de saúde, mas igualmente encontrar estratégias locais de proteção e promoção de saúde”.

Para a vereadora da Ação Social e Saúde da Câmara de Cantanhede, Célia Simões, trata-se de uma “parceria capaz de gerar mais-valias no desenvolvimento de um polo do Banco de Voluntariado de Cantanhede” e dá continuidade a outros projetos comuns às entidades signatárias.

A título de exemplo, a realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica em instituições particulares de solidariedade social (IPSS), em extensões de saúde do concelho e ainda exames de radiologia no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais.

De acordo com o previsto no protocolo, cabe à Câmara Municipal de Cantanhede “desenvolver ações de formação e de troca de experiências em parceria com o HAJC”, de modo a facilitar a “integração e o ajustamento entre o voluntário e o polo da saúde, bem como o relacionamento entre os diversos voluntários colocados em entidades recetoras”.

Compete ainda à autarquia supervisionar o processo de acolhimento e de integração dos voluntários numa perspetiva de articulação concertada entre as partes envolvidas.

O Hospital de Cantanhede compromete-se a desenvolver programas de integração e formação inicial e contínua, com vista ao apoio e enquadramento do trabalho voluntário.

Cabe ainda ao hospital reembolsar o voluntário das despesas efetuadas no exercício de uma atividade programada pelo polo do HAJC, desde que inadiáveis e devidamente justificadas, assim como colaborar no processo de avaliação do voluntário acolhido, promovido pelo Banco de Voluntariado de Cantanhede.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights