Investigação Biomédica da Universidade Católica no campus da Gulbenkian

10 de Fevereiro 2023

O Centro de Investigação Biomédica (CBR) da Universidade Católica Portuguesa vai instalar-se no campus do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), em Oeiras, numa parceria que envolve investigação científica e utilização de recursos especializados.

Segundo a informação disponibilizada pela Gulbenkian, na história do IGC, “este é um dos muitos projetos científicos relacionados com as ciências da vida que a instituição incubou e que, posteriormente, deram origem a prestigiados centros de investigação em Portugal”.

“São disso exemplo a Fundação Champalimaud, o ITQB Nova (Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier) e o CEDOC (Centro de Estudos de Doenças Crónicas, atual Nova Medical School Research)”, exemplifica.

Durante quatro anos, além da cedência de espaços, equipamentos e tecnologia avançada, a Fundação Calouste Gulbenkian vai viabilizar o acesso às unidades de suporte científico do IGC por parte dos investigadores do CBR.

Três cientistas ligados ao IGC – Maria João Amorim, Raquel Oliveira e Luís Teixeira -, com trabalhos reconhecidos nas áreas da virologia, dinâmica dos cromossomas e interação hospedeiro-microrganismo, terão afiliação científica nas duas instituições.

A Universidade Católica é a única privada em Portugal com curso de Medicina já a funcionar.

O protocolo que estabelece a cooperação entre as duas entidades vai ser assinado hoje, pelas 17:30, na Fundação Calouste Gulbenkian.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Oncologista portuguesa integra nova comissão Lancet sobre o cancro da mama

A nova comissão Lancet sobre o cancro da mama divulgou hoje os resultados e recomendações sobre as melhorias a nível mundial no tratamento do cancro da mama. Fátima Cardoso, presidente da Aliança Global para o Cancro da Mama Avançado (ABC), integra o grupo internacional multidisciplinar de peritos.

Hospitais de Macau têm 24 médicos vindos de Portugal

Os hospitais de Macau têm atualmente 24 médicos provenientes de Portugal, revelou esta terça-feira o líder do Governo da região semiautónoma chinesa, que sublinhou a importância da cooperação com os países lusófonos.

Academia da Prova de Ingresso para farmacêuticos abre inscrições

A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRAOF) abriu as inscrições para uma nova edição da Academia da Prova de Ingresso (API), um projeto formativo que pretende apoiar e preparar os farmacêuticos para a Prova de Ingresso da Residência Farmacêutica de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights