Liga Contra o Cancro promove rastreios ao cancro oral nas prisões portuguesas

11 de Fevereiro 2023

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai promover um conjunto de sessões de rastreio ao cancro oral em estabelecimentos prisionais, a ter início no Estabelecimento Prisional da Carregueira, no dia 11 de fevereiro (sábado).

Seguem-se a prisão de Vale de Judeus, no dia 18 de fevereiro e o Estabelecimento Prisional de Tires, no dia 15 de abril.

O rastreio vai consistir na consulta com um médico dentista, que irá identificar casos suspeitos de cancro oral ou lesões pré-malignas, e estes terem o devido encaminhamento posterior.

Esta iniciativa decorre do protocolo assinado com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) em outubro passado, que pretende abranger 20 estabelecimentos prisionais nacionais, de Norte a Sul do País, num total de cerca de 3830 reclusos (homens e mulheres) em Portugal.

A realização de um projeto piloto de rastreio ao cancro oral, recentemente promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), foi o ponto de partida para a identificação da necessidade de estender o rastreio ao resto do País. A LPCC promoveu o rastreio junto de mais de 80 reclusos do EPL, maioritariamente fumadores, que voluntariamente fizeram o rastreio.

“Face à experiência que tivemos no EPL, com elevada participação dos reclusos, e onde foram detetados uma lesão maligna e 2 lesões pré-malignas, a LPCC decidiu estender o rastreio a outros estabelecimentos prisionais do país, para a realização de rastreios, com o apoio da DGRSP”, explica o presidente da LPCC, Engº Francisco Cavaleiro de Ferreira, que alerta para o facto dos reclusos constituírem um grupo de risco para o desenvolvimento do cancro oral.

Os rastreios serão promovidos junto de reclusos com idade igual ou superior a 40 anos. Os casos suspeitos identificados a partir do rastreio ao cancro oral, serão depois encaminhados para o Serviço Nacional de Saúde.

Esta iniciativa dá resposta à missão de garantir à população reclusa o acesso a cuidados de saúde em condições de qualidade equiparadas às que são asseguradas a todos os cidadãos e, neste caso em particular, no acesso ao rastreio.

A maior parte da população reclusa é do sexo masculino (cerca de 93 por cento), sendo que 52 por cento tem idade igual ou superior a 40 anos, com elevada prevalência de consumo de tabaco.

O cancro oral é identificado com um conjunto de tumores malignos que afetam qualquer localização da cavidade oral, dos lábios à garganta. É o 6º cancro mais comum em todo o mundo, o que corresponde a cerca de 2,8 por cento de todas as neoplasias, sendo mais frequente nos homens, acima dos 40 anos de idade.

O tabaco e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento deste cancro. O índice de mortalidade do cancro oral é elevado pois, por norma, é assintomático e o diagnóstico precoce e a realização de rastreios a única forma de obter um melhor prognóstico quer para o tratamento, quer para a sobrevida.

NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights