Dra Ana Silva Guerra, cirurgiã plástica na clínica ASG

BOTOX E FILLERS

02/12/2023

Ainda existem muitas dúvidas e confusões relacionadas com os procedimentos estéticos. Vamos desmistificar os receios mais comuns

“OS ‘FILLERS’ SÃO O MESMO QUE “BOTOX”

Muitas pessoas confundem o ácido hialurónico ou outros “fillers” com o “botox”. São tratamentos completamente diferentes e com objetivos e resultados também distintos.  O preenchimento facial com ácido hialurónico permite melhorar depressões no rosto (grandes sulcos, rugas profundas), permite recuperar volume perdido e hidratar a pele.

É um dos melhores hidratantes que existem e quando devidamente aplicado, é um potente estimulador da nossa pele, minimizando as rugas finas e melhorando a luminosidade. A toxina botulínica, conhecida por “botox”, que é o nome de uma das suas formas de apresentação, atua como relaxante muscular, aliviando as rugas e prevenindo o seu aparecimento. Não vai acrescentar nenhum volume à zona tratada e pode usar-se para complementar os resultados dos preenchimentos faciais.

“SE EU FIZER UM “FILLER” TODA A GENTE VAI SABER!”

Falso. A ideia de que estes tratamentos vão causar deformações no rosto, vão provocar um grande inchaço e muitas nódoas negras deve ser abandonada. É possível, e além disso, é muito frequente, fazer tratamentos com ácido hialurónico sem deixar uma única marca!

Dependendo do objetivo, podemos trabalhar o rosto de diferentes formas: apenas hidratação, correção suave de pequenos volumes ou redefinir formas e o contorno do rosto. Estes tratamentos devem ser realizados com tranquilidade, gradualmente e em pequenas quantidades, para não gerar nenhum tipo de desconforto na paciente.

“O TRATAMENTO DE ROSTO COM OS “FILLERS” OU O “BOTOX” É MUITO DOLOROSO!”

Erradíssimo. Todos estes tratamentos devem ser realizados depois de uma preparação prévia do rosto. Só assim, depois de aplicada anestesia tópica e com muita tranquilidade é que se deve iniciar o plano de tratamento. Normalmente esse receio desaparece com a primeira experiência.

“NÃO VOU CONSEGUIR MEXER O ROSTO DEPOIS DE UM TRATAMENTO”

Falso. Os tratamentos faciais com ácido hialurónico não vão interferir com a mímica facial. Vai continuar a movimentar o rosto como sempre fez, a única diferença vai ser a melhoria das rugas, da pele e da luminosidade.

Mesmo o tratamento com a toxina botulínica, vulgarmente denominada “botox”, vai simplesmente aliviar a contração muscular que está na base das rugas profundas da testa. Pode fazer toxina e manter sempre algum movimento desta zona. Depende da vontade de cada um.

“UMA VEZ COMEÇANDO ESTES TRATAMENTOS, VOU FICAR VICIADA E NÃO CONSEGUIREI PARAR. SE PARAR FICO DEFORMADA”

Nada podia ser mais errado. Estes tratamentos existem para melhorar, reequilibrar o nosso rosto e dentro de 4 a 6 meses, quer o “botox” quer o ácido hialurónico aplicado deixam de existir onde foram colocados. Mas isso não quer dizer que o efeito vá desaparecer ou que o rosto vá ficar pior. Pelo contrário. O ácido hialurónico é um estimulador da pele. E a sua ação vai sentir-se ao longo do tempo.

Nunca voltamos ao ponto zero, ou seja, o benefício que aquela pele teve depois do tratamento efetuado não vai desaparecer (a pele está mais firme e mais elástica). Obviamente o volume gerado pela presença do ácido vai diminuir, mas não volta totalmente atrás. Quanto ao efeito do “botox”, o que se vai perceber é o retorno gradual das rugas. Com os tratamentos continuados, a frequência de aplicação vai diminuindo porque o músculo deixa de ser tão estimulado.

Se fizer uma aplicação de “botox” e não repetir não vai ficar pior do que o que estava, quando muito ficará igual.

“NÃO PRECISO DE FAZER ESTES TRATAMENTOS COM UM MÉDICO. POSSO TRATAR-ME NUM SPA OU NOUTRO ESPAÇO DE BELEZA”

Falso. Estes tratamentos devem ser realizados por médicos, qualificados e experientes. À semelhança de outro tipo de intervenções médicas, também estes procedimentos podem dar lugar a complicações e efeitos adversos. Quando realizadas por médicos qualificados, a percentagem de problemas é extremamente reduzida.

“NÃO É POSSÍVEL REVERTER O TRATAMENTO”

Errado. O preenchimento com ácido hialurónico tem múltiplas vantagens, além de ser perfeitamente compatível com o nosso organismo pode ser eliminado, se assim for pretendido. Quando aplicado em pequenas quantidades e de forma gradual, ao longo do tempo, esta necessidade de eliminar o filler praticamente não existe. Mas saber que podemos fazê-lo é mais um motivo para que estes tratamentos sejam realizados com tranquilidade.

O preenchimento facial é uma opção não cirúrgica de eleição para interferir positivamente no processo do envelhecimento, quer seja numa fase inicial para prevenir os primeiros sinais, quer depois, para ajudar a amenizar as alterações já instaladas.

CURIOSIDADES:

– Entre os homens, há cada vez mais adeptos destes tratamentos faciais! Já não é tabu um homem preocupar-se em manter a boa aparência à medida que os anos passam!
– Os “fillers” estimulam a produção de colagénio na pele logo, precisamos de menos tratamentos numa fase avançada do que no início, quando começamos.
– Além do rosto, também o decote e as mãos evidenciam os efeitos do envelhecimento, por isso, o tratamento destas regiões é possível com os fillers e com grandes resultados.
– A queda dos lóbulos das orelhas (onde pomos os brincos) pode ser melhorada com “fillers”.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights