Enfermeiros do Centro Hospitalar do Baixo Vouga queixam-se de exaustão e falta de motivação

16 de Fevereiro 2023

Os enfermeiros do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) estão exaustos e desmotivados, segundo o Sindicato dos Enfermeiros (SE), que esta quarta-feira se reuniu em Aveiro com cerca de 40 profissionais.

O presidente do SE, Pedro Costa, disse a jornalistas que uma das principais questões discutidas é o elevado absentismo, a rondar os 30%, num universo de cerca de 700 profissionais.

“São vários problemas e que têm desmotivado cada vez mais estes colegas que se sentem desapoiados, dado que o conselho de administração não dá respostas e nem sequer os recebe. O tempo vai passando, o descongelamento das carreiras ainda está por fazer”, disse Pedro Costa no final do encontro com os profissionais do CHBV.

Os serviços de cirurgia, obstetrícia e urgência são alguns dos exemplos onde, segundo o sindicato, se registam “cargas horárias excessivas” e faltam profissionais.

“Há enfermeiros que deixam o Hospital porque procuram instituições onde são mais valorizados e alguns profissionais devido ao cansaço físico e emocional acabam por estar esgotados e entrar de baixa”, disse o presidente do SE.

São prestadas “horas a mais” para cumprir os rácios de segurança em cada serviço, o que é desgastante para os enfermeiros que se queixam de que no pós-pandemia “há que fazer a recuperação em todos os cuidados de saúde e o trabalho é a dobrar”.

“Estamos a sofrer com as consequências de uma gestão restritiva e os enfermeiros estão a ressentir-se de todo este desgaste físico e emocional”, adiantou.

Outro problema sentido é a desmotivação: “falta a valorização e progressão na carreira, havendo enfermeiros com 30 anos de serviço que estão neste momento a ganhar exatamente o mesmo dinheiro do que os colegas que iniciam funções”, disse o presidente do SE, adiantando que o sindicato vai pedir uma reunião com urgência ao Conselho de Administração.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights