Primeiros transplantes renais cruzados pela primeira no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte

18 de Fevereiro 2023

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte realizou no dia 11 de Fevereiro os seus primeiros transplantes renais no âmbito do Programa Nacional de Doação Renal Cruzada.

A colaboração entre o CHULN e dois outros hospitais nacionais permitiu a realização  de quatro transplantes no mesmo dia, dois dos quais realizados no CHULN, momento histórico para o centro hospitalar. Os procedimentos foram bem-sucedidos e os dadores já tiveram alta.

O Programa de Doação Renal Cruzada permite, através do intercâmbio de órgãos entre hospitais, o transplante com rim de dador vivo nas situações em que o doente a transplantar tem um dador vivo incompatível e por isso não é possível a doação direta entre dador e recetor.

As intervenções cirúrgicas ocorreram em todos os hospitais em simultâneo, e só foram possíveis devido à colaboração dos Serviços de Nefrologia e Transplantação Renal, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Urologia, Anestesia, Medicina Intensiva e do Gabinete de Coordenação de Colheita e Transplantação do CHULN.

Este esforço concertado constitui um forte motivo de orgulho para o Cento Hospitalar Universitário Lisboa Norte e reforça o papel preponderante da atividade de transplantação renal no CHULN, a nível institucional e nacional.

CHULN/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Atividade de gripe passa de tendência crescente a estável

A atividade de gripe em Portugal passou de uma tendência crescente para estável, mas verifica-se um aumento de casos de infeção provocados pelo vírus influenza A, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

Casos de cólera em Angola aumentam para 422 e mortes para 24

Angola reportou, nas últimas 24 horas, mais 39 casos de cólera, totalizando 422, dos quais 80 declarados positivos, com mais dois óbitos confirmados, num total de 24, segundo o boletim informativo do Ministério da Saúde divulgado às 18:00.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights