1as Jornadas de Patologia Mamária: Sintra discute “A Arte de Tratar a Mama”

22 de Fevereiro 2023

O Hospital CUF Sintra e a CUF Academic Center, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, realizam as 1as Jornadas da Patologia Mamária.  O encontro decorre no dia 31 de março, entre as 09h00 e as 17h30, no Centro Cultural Olga Cadaval.

O cancro da mama é a neoplasia mais frequente da mulher, sendo, anualmente, detetados cerca de 7000 novos casos em Portugal. Margarida Coiteiro, ginecologista-obstetra no Hospital CUF Sintra e no Hospital CUF Cascais, parte da Comissão organizadora destas Jornadas, alerta que “é fundamental continuar a partilhar conhecimento e a discutir estratégias, articuladas entre Unidades de Saúde de Cuidados Primários e Unidades da Mama, que motivem uma resposta  cada vez mais célere no diagnóstico e tratamento de pessoas com cancro da mama.”

“Senologia: A Arte de Tratar a Mama” é o mote destas jornadas, onde se pretende promover a formação contínua dos profissionais de saúde e, consequente, reforço da qualidade dos cuidados prestados à população.

O programa desta primeira edição, preparado pela Unidade da Mama do Hospital CUF Sintra e Hospital CUF Cascais, contempla uma abordagem multidisciplinar da patologia da mama, evidenciando o papel dos especialistas de Medicina Geral e Familiar, de Imagiologia e de Anatomia Patológica, Cirurgiões, Oncologia Médica, Radioterapia e todas as valências de apoio ao bem estar do doente com cancro da mama. Entre os temas em discussão estão: a “Patologia mamária benigna”; e o “Cancro da Mama” – desde a sua prevenção, ao diagnóstico, passando pelo impacto psicossocial e evolução da terapêutica.

O evento requer inscrição através deste link, onde também é possível consultar o programa.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Aumento de episódios de doença revela receios no acesso aos cuidados de saúde

Advertisement

Depois de uma década em evolução, o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde em Portugal revela um decréscimo. Os dados fazem parte do relatório “Acesso a cuidados de saúde, 2022 – As escolhas dos cidadãos no pós-pandemia”, apresentado hoje no auditório BPI All in One, em Lisboa.

Farmácia de Amares lesou o SNS em mais de 15 mil euros

Advertisement

O Tribunal de Braga concluiu que uma farmácia de Amares lesou o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em mais de 15 mil euros, recebendo comparticipações por medicamentos que não vendeu, mas não conseguiu identificar o(s) autor(es) do plano criminoso.

Governo quer aumentar em 50% camas de cuidados continuados

Advertisement

O ministro da Saúde manifestou hoje a “ambição enorme” de aumentar em mais de 50% as camas de cuidados continuados até 2025, mas explicou que para isso será necessário o apoio do setor social e solidário.

MAIS LIDAS

Share This