AbbVie promove novas oportunidades de inovação em saúde

22 de Fevereiro 2023

A AbbVie acaba de lançar o programa de inovação aberta “LeapUp”. Dirigido a startups, este programa pretende promover e explorar as oportunidades trazidas pela inovação colaborativa, desafiando os candidatos a apresentarem projetos de desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que facilitem e potenciem a gestão da doença tanto na perspetiva do profissional de saúde como do doente

A inovação tecnológica tem alterado profundamente a prática clínica e a relação entre profissionais de saúde e doentes. Consciente desta realidade e do seu papel no ecossistema da saúde, a AbbVie lança esta iniciativa com o objetivo de criar as condições necessárias para o desenvolvimento e sucesso destes novos projetos.

Desenvolvida em parceria com o Nova SBE Co.Innovation Lab, que é parte integrante do Nova SBE Innovation Ecosystem, a iniciativa procura soluções inovadoras que possam ser aplicadas em quatro áreas terapêuticas: dermatite atópica, doença inflamatória intestinal, linfoma e enxaqueca. Os candidatos deverão responder a desafios para qualquer uma destas áreas, que permitam:

– melhorar a experiência dos profissionais de saúde no acesso à informação, com impacto direto na vida do doente;

– otimizar a jornada do doente, acelerando o processo de diagnóstico, referenciação e tratamento, permitindo o acesso aos melhores cuidados de saúde;

– alertar para a doença e empoderar o doente, através da literacia em saúde, permitindo o mais rápido acesso ao especialista e a informação sobre a sua condição e tratamento;

– ter acesso a dados de vida real e value based healthcare, com agregação de dados clínicos que permitam uma tomada de decisão mais informada sobre diferentes terapêuticas.

De acordo com o diretor-geral da AbbVie, Antonio Della Croce, “fazemos parte do ecossistema da saúde, com o objetivo de dar resposta às necessidades não atendidas dos doentes. Este compromisso vai além do desenvolvimento de fármacos inovadores, leva-nos a procurar melhorar a experiência e o acesso à informação de profissionais de saúde e doentes, tendo um impacto real nas suas vidas. Com este projeto, de inovação tecnológica, queremos criar oportunidades para novos parceiros darem o seu contributo para a melhoria da gestão da doença”.

Já Rui Coutinho, Diretor Executivo do Nova SBE Innovation Ecosystem, realça a importância da inovação aberta como forma de potenciar essas novas oportunidades: “Os programas de inovação aberta com startups são uma das quatro linhas de atuação do Nova SBE Innovation Ecosystem. Acreditamos que a convergência de interesses mútuos e conhecimento entre empresas e startups disruptivas, tem um papel catalisador nestes diferentes atores. A escola tem um papel fundamental a desempenhar neste sentido, disponibilizando um ambiente seguro e controlado para a experimentação e livre circulação de ideias orientadas a resultados económicos e sustentáveis”.

As candidaturas estão abertas até ao dia 21 de abril de 2023. Mais informações podem ser consultadas aqui.

NR/HN/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Português vence concurso internacional IDEASforEARS

Entre as 253 soluções criativas apresentadas a concurso para ajudar pessoas com perda auditiva infantil, vindas de 24 países, foram apurados 14 vencedores, incluindo o jovem português de 10 anos de idade André da Silva Freire. O prémio inclui uma viagem à sede da MED-EL em Innsbruck, Áustria, empresa que organiza o IDEASforEARS.

Oncologista portuguesa integra nova comissão Lancet sobre o cancro da mama

A nova comissão Lancet sobre o cancro da mama divulgou hoje os resultados e recomendações sobre as melhorias a nível mundial no tratamento do cancro da mama. Fátima Cardoso, presidente da Aliança Global para o Cancro da Mama Avançado (ABC), integra o grupo internacional multidisciplinar de peritos.

Hospitais de Macau têm 24 médicos vindos de Portugal

Os hospitais de Macau têm atualmente 24 médicos provenientes de Portugal, revelou esta terça-feira o líder do Governo da região semiautónoma chinesa, que sublinhou a importância da cooperação com os países lusófonos.

Academia da Prova de Ingresso para farmacêuticos abre inscrições

A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRAOF) abriu as inscrições para uma nova edição da Academia da Prova de Ingresso (API), um projeto formativo que pretende apoiar e preparar os farmacêuticos para a Prova de Ingresso da Residência Farmacêutica de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights