FNAM considera proposta de organização de urgências de obstetrícia desatualizada

22 de Fevereiro 2023

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) considera a proposta de organização das urgências de Obstetrícia e Ginecologia desatualizada e defende que, pelas especificidades, estes serviços não podem funcionar em rede

“As especificidades de um bloco de partos são diferentes. Há um risco imprevisível de complicações e essa emergência põe em risco a mãe e o bebé”, disse Sara Proença, da delegação da FNAM que hoje foi ouvida pela Comissão Parlamentar de Saúde.

Na audição – a pedido do PCP sobre a reorganização dos serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia, na região de Lisboa e Vale do Tejo, dos serviços de urgência de Psiquiatria a nível nacional e dos serviços de urgência geral – a profissional de saúde sublinhou a escassez de recursos humanos e insistiu: “ Há 10 anos (…) as equipas eram compostas pelo dobro dos elementos”.

A especialista sublinhou a “carga gigante” de trabalho que os profissionais destas duas áreas (obstetrícia e ginecologista) têm, lembrando que os hospitais privados “apresentam condições remuneratórias mais atraentes e sem esta carga de horas extra”.

“Um bloco de partos exige um serviço de anestesia diferenciado, serviço de sangue, enfermeiros especialistas em saúde materna em número suficiente e neonatologia”, exemplificou, dizendo que a falta de recursos humanos faz com que haja “médicos com dois anos de especialidade que chegam a um bloco de partos diferenciado e têm de ser chefes de equipa”.

Referindo-se ao excesso de horas extraordinárias que estes profissionais fazem, deu o seu exemplo: “Neste momento tenho 120 horas extra. Ainda faltam três dias para acabar a semana e vou fazer mais 48 horas. Por estar aqui hoje vou ter de trabalhar amanhã 30 horas de seguida”.

Sobre a proposta de Rede de Referenciação Hospitalar em Obstetrícia, Ginecologia e Neonatologia, que está em consulta pública, disse que “está desatualizada” e exemplificou, com dados relativos ao primeiro semestre de 2022.

“No ano passado, a MAC [Maternidade Alfredo da Costa] tinha 56 especialistas, dos quais 21 com mais de 55 anos [podem não fazer urgências], neste momento tem 41. O Santa Maria tinha 36 e agora tem 22, dos quais 11 com mais de 55 anos. O Hospital Fernando da Fonseca tinha 38 especialistas e tem 18, oito deles com mais 55 anos”, afirmou.

Apontou ainda as exigências da portaria que define o número de especialistas necessários em cada bloco de partos, assim como o número de horas extra que os profissionais do Serviço Nacional de saúde têm acumulado, para concluir: “Ninguém aguenta”.

“Temos tarefeiros que nem sabemos de onde vêm, se tem cursos assegurados pelos colégios da especialidade”, disse, a propósito da segurança necessária para o trabalho destas equipas, contrapondo: “Nos privados, as urgências são asseguradas por dois especialistas e (…) cada grávida leva o seu médico privado”.

Ainda sobre o trabalho nos blocos de partos no setor privado, acrescentou: “tudo isto condicionado pela disponibilidade do plafond dos seguros. Muitas não têm seguro que cubra tudo, sobretudo as potenciais emergências que possam ocorrer”.

“Quando há situações de alto risco, vai tudo para hospital público”, insistiu.

Sobre a possibilidade de funcionamento rotativo, como tem acontecido em Lisboa e Vale do Tejo, afirmou: “fechar uma urgência e mobilizar profissionais que estão naquele serviço… ninguém vai querer sair do seu serviço para ir trabalhar para uma urgência num hospital que não conhece”.

“Isto não funciona em rede”, sublinhou, dando como exemplo o seu trabalho no verão do ano passado: “Recebi no verão do ano passado grávidas de todo o país e ninguém veio fazer urgências das urgências que estavam encerradas”.

Além disso, insistiu, “nenhum médico é obrigado a ir prestar trabalho num serviço urgência onde não esteja vinculado”.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights