SIM ouvido na AR sobre a situação no Algarve

22 de Fevereiro 2023

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) é ouvido hoje na Assembleia da República sobre a situação no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), nomeadamente nas áreas de obstetrícia e pediatria dos hospitais de Faro e de Portimão.

O requerimento para a audição foi feito pelo PSD e em comunicado o SIM recorda que tem “publicamente denunciado e chamado a atenção para situações relacionadas com várias especialidades e Serviços no país, incluindo no CHUA”.

Os representantes dos trabalhadores referem casos como a ativação do plano de contingência nas maternidades de Faro e de Portimão em fevereiro do ano passado, “com necessidade de referenciar grávidas para hospitais mais a norte”.

Segundo o SIM, em dezembro passado, o sindicato já tinha alertado para “a cada vez maior falta de médicos pediatras a integrar cada escala de urgência de pediatria, recorrendo as unidades a médicos sem ou com outras especialidades”.

No comunicado é referido, entre outros casos, que os serviços de urgência de pediatria dos dois hospitais algarvios estão “sistematicamente” sem pediatra e “denuncia” que, na escala de obstetrícia, um médico “prestador estava escalado [para trabalhar] 84 horas seguidas”.

“O SNS [Serviço Nacional de Saúde] precisa de medidas de fundo para que seja dado um acompanhamento digno aos portugueses, que não podem deixar de passar pelo necessário reforço de meios materiais e humanos, nomeadamente médicos”, defende o SIM.

A concluir o comunicado, o sindicato manifesta a sua esperança de que “o governo não continue indiferente” a estas “situações”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights