Missão humanitária da Ordem dos Médicos já está na Ucrânia

25 de Fevereiro 2023

Uma equipa composta por médicos portugueses e luso-ucranianos chegou hoje à Ucrânia para uma missão humanitária de formação em transporte do doente crítico, organizada pela Ordem dos Médicos através do seu Gabinete de Apoio Humanitário (GAHOM)

A equipa dará formação a cerca de 50 profissionais de saúde ucranianos, na cidade de Ternopil, situada a aproximadamente 600 km de Kiev. O coordenador do GAHOM, Vítor Almeida, salientou “a importância de transportar os doentes, de forma segura, dos hospitais da linha da frente para os hospitais da retaguarda-2.

Há um ano, a 24 de fevereiro de 2022, na sequência da invasão da Ucrânia pela Federação Russa, a Ordem dos Médicos criou o Gabinete de Apoio Humanitário com o objetivo de desenvolver esforços concertados para apoiar o povo da Ucrânia.

Na missão prévia de reconhecimento no terreno, uma das áreas identificadas foi o transporte do doente crítico, tendo já sido realizada em Coimbra a formação de 46 elementos com o curso Tactical Combat Casualty Care (TCCC), de 12 elementos com o curso de Instrutores em Simulação Biomédica e o Curso de Transporte do Doente Crítico.

Agora em parceria com o Ministério da Saúde da Ucrânia e o Centro de Simulação de Ternopil será feita a implementação deste curso de forma adaptada na Ucrânia. A barreira da língua foi ultrapassada com o curso bilíngue ucraniano-inglês.

Contudo, a inovação assenta na simulação biomédica que constitui uma mais-valia para a Ucrânia, uma vez que para além de formar a equipa luso-ucraniana vai implementar este curso de forma adaptada e capacitar os formadores ucranianos. Constitui um benefício bidirecional de integração da comunidade médica ucraniana.

De salientar que todo o trabalho da equipa médica não é remunerado, estando assegurado pelo do Ministério da Saúde[1] o salário base ao abrigo da dispensa da prestação de trabalho normal, sem perda de regalias ou direitos e sem ganho de horas extraordinárias.

A missão é uma iniciativa da Ordem dos Médicos que contou com o apoio do Centro Hospitalar Tondela Viseu, o Centro de Simulação Biomédica de Coimbra, o Ministério da Saúde de Portugal e o Ministério da Saúde da Ucrânia, e a Faculdade de Medicina de Ternopil que assegura também a estadia da equipa.

O curso obteve o reconhecimento científico das entidades Sociedade Europeia de Medicina de Urgência/Emergência, Sociedade Europeia de Simulação e da Sociedade Portuguesa de Simulação.

Esta é uma parceria estratégica que advém não só do endorsement das sociedades científicas, mas também da fundamental componente da política de integração europeia da comunidade científica.

NR/HN/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights