Ordem dos Enfermeiros nos Açores diz que faltam 63 profissionais na ilha do Pico

25 de Fevereiro 2023

A Ordem dos Enfermeiros nos Açores alertou hoje para a falta de 63 profissionais na ilha do Pico, considerando urgente a publicação de incentivos à fixação de enfermeiros na região.

“Mesmo com a falta de 63 enfermeiros pelos três centros de saúde, estes tentam todos os dias prestar os melhores cuidados possíveis. Obviamente não conseguem mais porque é impossível nestas condições de falta de pessoal e no caso muito específico da estrutura imprópria do Centro de Saúde das Lajes. É fundamental e urgente a publicação dos incentivos à fixação de enfermeiros”, afirmou o presidente da secção regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Pedro Soares, citado em comunicado de imprensa.

Os dirigentes regionais da Ordem dos Enfermeiros visitaram, entre quarta e sexta-feira, os três centros de saúde da ilha do Pico e a Santa Casa da Misericórdia da Madalena, tendo reunido ainda em assembleia regional ordinária, na Madalena.

Pedro Soares alertou para a falta de condições das atuais instalações do Centro de Saúde das Lajes, o primeiro a ser visitado pela comitiva.

“Não se pode continuar por muito mais tempo nas instalações provisórias. Estas condições são extremamente difíceis e desmotivantes para um cuidar com qualidade à população local”, frisou.

O representante das Ordem nos Açores disse, no entanto, ter encontrado “necessidade de reforçar a equipa com mais enfermeiros” nos outros dois centros de saúde do Pico (São Roque e Madalena).

Também na Santa Casa da Misericórdia da Madalena, a Ordem dos Enfermeiros detetou falta de profissionais.

“Se, por um lado, foi muito positivo observar que a maior parte das sugestões que a Ordem tinha feito na última visita foram atendidas, grave é ter neste momento apenas um enfermeiro para 87 utentes, quando já foram seis. Isto porque não há enfermeiros para contratar”, sublinhou.

A próxima ilha a ser visitada pela Ordem dos Enfermeiros nos Açores, no âmbito da iniciativa “Ordem no Terreno”, será o Faial, entre 07 e 09 de março.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cáritas de Coimbra em projeto europeu para demência

Advertisement

Uma tecnologia baseada em sensores de inteligência artificial 3D, testada num projeto europeu liderado em Portugal pela Cáritas Diocesana de Coimbra, foi divulgada hoje como solução para melhorar o cuidado de pessoas com demência.

Projeto pretende simplificar prestação de cuidados domiciliários

Advertisement

“BetterCare: a STEP UP in caregiving” foi a equipa vencedora do programa Link me up – Cocriação de Inovação no Politécnico de Coimbra (IPC). O projeto pretende dar resposta às necessidades crescentes na área da prestação de cuidados domiciliários especializados e personalizados.

MAIS LIDAS

Share This